25 de abr 2025
California propõe novas regras para testes e implantação de veículos autônomos
Novas regras para veículos autônomos na Califórnia visam segurança e inovação, exigindo permissões rigorosas para testes e operações.
Waymo carros autônomos com sensores montados no teto circulando perto de palmeiras e edifícios modernos ao longo do Embarcadero, São Francisco, Califórnia, 21 de fevereiro de 2025. (Foto: Smith Collection/gado | Archive Photos | Getty Images)
Ouvir a notícia:
California propõe novas regras para testes e implantação de veículos autônomos
Ouvir a notícia
California propõe novas regras para testes e implantação de veículos autônomos - California propõe novas regras para testes e implantação de veículos autônomos
O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) anunciou novas regras para veículos autônomos, abrangendo desde táxis robóticos leves até caminhões autônomos pesados. As propostas, divulgadas na sexta-feira, buscam comentários do público até 9 de junho de 2025.
As novas regulamentações visam estabelecer um quadro abrangente para a operação de veículos autônomos, priorizando a segurança pública e a inovação. O DMV enfatizou que essas regras são as mais completas do país. As empresas precisarão obter permissões para testes com motoristas de segurança a bordo e, posteriormente, para testes sem motorista.
Caminhões autônomos também poderão ser testados nas estradas públicas da Califórnia. As regras exigem que os fabricantes de veículos autônomos cumpram novos requisitos de relatórios de dados e padrões de interação com os serviços de emergência. A atualização das normas ocorre após a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário relaxar exigências sobre relatórios de colisões envolvendo sistemas de condução automatizada.
A Tesla, com sede em Palo Alto, ainda não obteve permissões para operar veículos autônomos na Califórnia, apesar de prometer um serviço de transporte autônomo. Concorrentes como Waymo e Zoox já operam serviços de táxi robótico em áreas como Los Angeles e a Baía de São Francisco. A Tesla enfrenta um processo por práticas de marketing enganosas relacionadas ao seu sistema Autopilot.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.