Tecnologia

Meta amplia cabo submarino Malbec e conecta Porto Alegre a países do Cone Sul

Meta expande cabo Malbec com 280 km, conectando Porto Alegre a uma rede que já liga Brasil e Argentina, prevendo conclusão em 2027.

Imagem do Projeto Waterworth, da Meta, para cabo submarino de cinquenta mil quilômetros (Foto: Kirill Kudryavtsev/KIRILL KUDRYAVTSEV)

Imagem do Projeto Waterworth, da Meta, para cabo submarino de cinquenta mil quilômetros (Foto: Kirill Kudryavtsev/KIRILL KUDRYAVTSEV)

Ouvir a notícia

Meta amplia cabo submarino Malbec e conecta Porto Alegre a países do Cone Sul - Meta amplia cabo submarino Malbec e conecta Porto Alegre a países do Cone Sul

0:000:00

A Meta, controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou a ampliação do cabo submarino Malbec, que atualmente conecta Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A nova extensão de 280 quilômetros ligará Porto Alegre a essa rede, com conclusão prevista para 2027. O projeto visa melhorar a conectividade no Sul do Brasil e em países vizinhos, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

A ampliação do cabo Malbec, que já possui 2,5 mil quilômetros, será realizada em parceria com a empresa de infraestrutura V.tal. Segundo a diretora de Políticas Públicas da Meta para a América Latina, Ana Luiza Valadares, a iniciativa deve beneficiar milhões de pessoas no Brasil, posicionando Porto Alegre como um novo hub digital na região. A nova rota também atenderá usuários de Santa Catarina e Paraná.

O anúncio ocorreu após uma reunião entre executivos da Meta e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A Meta destacou que a expansão é estratégica, considerando o aumento da demanda por serviços online e o avanço da inteligência artificial. "Capacidade, resiliência e alcance global são mais importantes do que nunca", afirmou a empresa.

Além disso, a Meta já havia anunciado um projeto para instalar 50 mil quilômetros de cabos submarinos, chamado Projeto Waterworth, que visa criar a conexão mais longa do mundo. Outras empresas, como Google e Microsoft, também investem na expansão de cabos submarinos, levantando discussões sobre a concentração dessa infraestrutura nas mãos de empresas privadas e seus impactos na soberania digital.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela