Tecnologia

Cientistas analisam como a inteligência artificial afeta a capacidade cerebral humana

Estudos alertam que o uso de inteligência artificial pode comprometer habilidades cognitivas e pensamento crítico entre jovens.

Estudos começam a monitorar efeitos cognitivos do uso da inteligência artificial, mas ainda há poucas conclusões (Foto: Comppp04/Adobe Stock/Gerado com)

Estudos começam a monitorar efeitos cognitivos do uso da inteligência artificial, mas ainda há poucas conclusões (Foto: Comppp04/Adobe Stock/Gerado com)

Ouvir a notícia

Cientistas analisam como a inteligência artificial afeta a capacidade cerebral humana - Cientistas analisam como a inteligência artificial afeta a capacidade cerebral humana

0:000:00

A crescente utilização de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, levanta preocupações sobre suas consequências nas habilidades cognitivas, especialmente entre os jovens. Estudos recentes, incluindo um do MIT, indicam que o uso dessas tecnologias pode resultar em menor engajamento cerebral e originalidade em tarefas como redações.

Pesquisadores do MIT Media Lab realizaram um estudo com 54 universitários, onde monitoraram a atividade cerebral durante a redação de textos. Os resultados mostraram que os participantes que usaram o ChatGPT apresentaram atividade cerebral inferior em comparação aos que utilizaram apenas ferramentas de busca ou escreveram sem assistência. Os usuários do ChatGPT produziram textos considerados "sem alma" e com pouca diversidade de ideias.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido com mais de 600 pessoas revelou uma correlação negativa significativa entre o uso frequente de ferramentas de IA e as habilidades de pensamento crítico. Os jovens, em particular, tendem a depender dessas tecnologias como substitutos em vez de complementos para suas tarefas diárias.

Efeitos a Longo Prazo

Um estudo da Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia mostrou que alunos do ensino médio na Turquia que usaram um tutor estilo ChatGPT tiveram um desempenho melhor em Matemática, mas quando o acesso foi retirado, seu desempenho caiu. Isso sugere que a dependência da IA pode prejudicar a capacidade de resolver problemas sem assistência.

Os pesquisadores alertam que a "dívida cognitiva" pode se intensificar, onde a confiança em ferramentas de IA substitui o pensamento crítico. A principal pesquisadora do MIT, Nataliya Kosmyna, enfatiza a necessidade de cautela ao aplicar tecnologias poderosas em contextos educacionais, especialmente entre os jovens.

Potencial Criativo da IA

Embora os estudos levantem preocupações, alguns especialistas acreditam que a IA pode, a longo prazo, aumentar o pensamento crítico. Pesquisadores estão explorando maneiras de moldar o uso da IA para estimular a criatividade, como o programa BioSpark, que inspira soluções a partir da natureza.

A discussão sobre os impactos da IA na educação e na cognição continua, com a necessidade de mais pesquisas para entender como essas ferramentas podem ser utilizadas de forma a preservar e potencializar as habilidades humanas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela