Vida

Quatro comportamentos que sinalizam o fim de um relacionamento, segundo especialistas em psicologia

John e Julie Gottman, especialistas em relacionamentos, têm mais de 35 anos de experiência. Eles identificaram quatro comportamentos que preveem o fim de um relacionamento: críticas, desprezo, defensividade e evasão. Críticas atacam o caráter; reclamações focam em comportamentos específicos e são mais construtivas. O desprezo, como sarcasmo e zombarias, é um forte indicador de separação e deve ser evitado. A evasão emocional, ou tratamento do silêncio, pode ser contornada com pausas para reflexão.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Quatro comportamentos que sinalizam o fim de um relacionamento, segundo especialistas em psicologia - Quatro comportamentos que sinalizam o fim de um relacionamento, segundo especialistas em psicologia

0:000:00

John Gottman, considerado um dos dez terapeutas mais influentes, e sua esposa, Julie Gottman, compartilham insights sobre a longevidade dos relacionamentos. Casados há mais de 35 anos, eles identificaram os quatro cavaleiros do apocalipse comunicacional, que preveem o fim de um relacionamento. Segundo os Gottmans, não é o conflito em si, mas a forma como ele é tratado que determina o sucesso ou o fracasso de um casal.

O primeiro cavaleiro é a crítica, que se diferencia de reclamações específicas, pois ataca o caráter do parceiro. Para evitar críticas, é recomendado expressar sentimentos e necessidades de forma respeitosa. Por exemplo, transformar uma crítica em uma reclamação pode facilitar a comunicação e evitar brigas. O segundo cavaleiro, o desprezo, manifesta-se por meio de sarcasmo e zombarias, sendo um forte indicador de separação. Os especialistas sugerem cultivar a admiração e a gratidão, mantendo uma proporção mágica de cinco interações positivas para cada negativa.

A defensividade é o terceiro cavaleiro e ocorre quando um parceiro se recusa a aceitar críticas ou responsabilidades. Aceitar a responsabilidade pode ajudar a resolver conflitos de maneira colaborativa. Por fim, a evasão refere-se ao desligamento emocional, onde um dos parceiros se retira da conversa. Em vez de se afastar, é aconselhável pedir um tempo para se acalmar e retomar a discussão mais tarde, permitindo que ambos processem suas emoções. Essas estratégias podem ajudar a fortalecer o relacionamento e evitar a deterioração da comunicação.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela