Pessoas falam enquanto dormem e revelam curiosidades sobre o sono
Estudos mostram que fatores como estresse e obrigações modernas aumentam a fala durante o sono, afetando principalmente crianças

Algumas pessoas falam enquanto dormem (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Pessoas falam enquanto dormem e revelam curiosidades sobre o sono
Ouvir a notícia
Pessoas falam enquanto dormem e revelam curiosidades sobre o sono - Pessoas falam enquanto dormem e revelam curiosidades sobre o sono
Já presenciou alguém falando enquanto dorme? Esse fenômeno, que pode ser tanto surpreendente quanto divertido, é mais comum do que se imagina. Pesquisas recentes indicam que duas em cada três pessoas podem falar dormindo em algum momento da vida, com maior frequência entre crianças.
O ato de falar durante o sono é um comportamento involuntário, semelhante a soluços ou tremores. Na maioria das vezes, o que se ouve são balbucios, e não frases coerentes. Segundo a neurologista Milena Pavlova, do Mass General Brigham, isso ocorre porque parte do cérebro não faz a transição completa para o sono, levando a comportamentos típicos da vigília.
Além da faixa etária, fatores como estresse e as demandas da vida moderna também podem aumentar a incidência desse fenômeno. Preocupações com trabalho e vida social são gatilhos que podem intensificar a fala durante o sono. A neurologista explica que, mesmo dormindo, o cérebro pode continuar ativo, resultando em ações que normalmente acontecem quando estamos acordados.
Em crianças, a frequência é ainda maior, pois seus cérebros em desenvolvimento têm dificuldade em distinguir entre sono profundo e vigília. Essa condição, embora geralmente inofensiva, pode gerar curiosidade e até preocupação entre aqueles que testemunham o fenômeno.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.