13 de mar 2025
Galípolo pode surpreender Lula com cortes na Selic ainda em 2025
O presidente Lula critica as altas de juros do Banco Central, acusando armadilhas. O Copom programou duas elevações de 1 ponto percentual em dezembro. PIB abaixo do esperado leva o mercado a considerar pausa e cortes na Selic. J.P. Morgan prevê alta de 1 ponto, mas sugere pausa nas próximas reuniões. Bradesco projeta Selic a 15,25% e possível encerramento a 14,75% em 2025.
Gabriel Galípolo, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Galípolo pode surpreender Lula com cortes na Selic ainda em 2025
Ouvir a notícia
Galípolo pode surpreender Lula com cortes na Selic ainda em 2025 - Galípolo pode surpreender Lula com cortes na Selic ainda em 2025
O presidente Lula e líderes do PT, incluindo a ex-presidente do partido, Gleisi Hoffmann, criticam as recentes elevações de juros pelo Banco Central, sob a direção de Gabriel Galípolo, chamando-as de “arapucas” criadas por seu antecessor, Roberto Campos Neto. O Copom havia programado duas altas de 1 ponto percentual em dezembro, ainda na gestão anterior. Durante esse período, muitos economistas sugeriram que o BC deveria continuar aumentando os juros além dessas reuniões.
Após a divulgação de um PIB abaixo do esperado no quarto trimestre, o mercado começou a considerar uma pausa no ciclo de alta de juros e até a possibilidade de cortes na Selic até o final do ano. Economistas do banco americano J.P. Morgan mantêm a previsão de um aumento de 1 ponto na próxima reunião, mas acreditam que “é bem possível que haja uma pausa depois disso”.
Por outro lado, a equipe de economia do Bradesco projeta que a taxa Selic atinja 15,25% ainda este ano, mas que deve encerrar 2024 em 14,75%. Isso indica que o Banco Central, sob a liderança de Galípolo, pode iniciar um novo ciclo de cortes nas taxas ainda neste ano, conforme esse cenário se desenha.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.