12 de abr 2025
Tomate e ovos têm preços em alta: entenda os motivos por trás do aumento
Tomate e ovos enfrentam alta de preços, impulsionados por baixa oferta e aumento das exportações. Expectativa é de normalização após a Quaresma.
O tomate e os ovos ficaram mais caros em março deste ano. (Foto: Unplash/Erol Ahmed/Josephine Baran)
Ouvir a notícia:
Tomate e ovos têm preços em alta: entenda os motivos por trás do aumento
Ouvir a notícia
Tomate e ovos têm preços em alta: entenda os motivos por trás do aumento - Tomate e ovos têm preços em alta: entenda os motivos por trás do aumento
Os preços de alimentos como tomate e ovos continuam a subir. O tomate teve um aumento de 22% em relação a fevereiro, enquanto os ovos subiram 13%. No acumulado do ano, o tomate já apresenta alta de 53% e os ovos 31%. A baixa oferta de tomate, devido à redução do plantio, e o aumento das exportações de ovos para os Estados Unidos, impactaram os preços.
Entre junho de 2024 e fevereiro deste ano, o preço do tomate pago ao agricultor foi muito baixo, levando muitos produtores a desistirem do cultivo. O pesquisador João Paulo Deleo, do Cepea-Esalq/USP, afirma que a safra de verão está chegando ao fim e a de inverno começa lentamente, com produtividade reduzida em algumas regiões. Isso deve manter a oferta controlada.
Os ovos estão mais caros desde dezembro de 2024, impulsionados pelo aumento de 30% no custo do milho, principal ração das galinhas, e pela alta de 100% no valor das embalagens. Além disso, as altas temperaturas afetaram a produção, pois as galinhas consomem menos ração. O período da Quaresma também aumenta a demanda por ovos.
As exportações de ovos para os EUA aumentaram 346,4% entre janeiro e março, devido a surtos de gripe aviária que afetaram a produção local. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, destaca que, apesar do aumento nas exportações, a oferta no mercado brasileiro permanece estável, representando apenas 1% da produção nacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.