Economia

Emprego nos EUA mostra crescimento, mas desafios tarifários de Trump podem mudar o cenário

Taxa de desemprego nos EUA se mantém em 4,2%, mas incertezas sobre tarifas de Trump e automação podem impactar o futuro do emprego.

Desejo de Trump de recriar empregos na manufatura não condiz com as tendências demográficas e do mercado de trabalho nos EUA (Foto: Bloomberg/Nicolo Filippo Rosso)

Desejo de Trump de recriar empregos na manufatura não condiz com as tendências demográficas e do mercado de trabalho nos EUA (Foto: Bloomberg/Nicolo Filippo Rosso)

Ouvir a notícia

Emprego nos EUA mostra crescimento, mas desafios tarifários de Trump podem mudar o cenário - Emprego nos EUA mostra crescimento, mas desafios tarifários de Trump podem mudar o cenário

0:000:00

O relatório de emprego dos Estados Unidos, divulgado recentemente, apresentou uma taxa de desemprego de 4,2% e a criação de 1,9 milhão de novos postos de trabalho nos últimos doze meses. O setor de saúde e assistência social foi o principal responsável por quase cinquenta por cento desse crescimento, enquanto a manufatura e outros setores, como serviços profissionais e comerciais, enfrentaram quedas no emprego. A dependência de produtos importados e a automação são fatores que levantam dúvidas sobre o impacto das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

As tarifas podem não apenas afetar o crescimento do emprego na manufatura, mas também levar a demissões em setores que dependem de componentes importados. A trajetória de crescimento do emprego nas últimas décadas, impulsionada principalmente pelo setor de saúde, pode ser influenciada por mudanças demográficas e estruturais. A população com 65 anos ou mais quase dobrou desde 1990, aumentando a demanda por profissionais de saúde, enquanto a participação da manufatura no emprego não agrícola caiu de 22% para 13,6%.

A automação e a transferência de produção para o exterior resultaram na eliminação de cinco milhões de empregos na manufatura desde 1990. Embora o emprego na construção civil tenha aumentado, setores como comércio varejista e informação também enfrentaram quedas significativas. O comércio eletrônico gerou alguns empregos em transporte e armazenamento, mas não o suficiente para compensar as perdas em outros setores.

O impacto da tecnologia, especialmente a inteligência artificial, pode estar começando a afetar o emprego em serviços profissionais. O emprego na extração de petróleo e gás, uma prioridade para Trump, caiu 64% na última década, apesar do aumento na produção. O setor de saúde, que não é amplamente afetado pela concorrência internacional, deve continuar a crescer, especialmente com a previsão de um aumento de 30% na população com 65 anos ou mais nos próximos 25 anos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela