Entretenimento

Carlos Basualdo é nomeado novo diretor do Nasher Sculpture Center em Dallas

Carlos Basualdo assume a direção do Nasher Sculpture Center em Dallas, trazendo experiência de curadorias renomadas e uma nova visão para a instituição.

Carlos Basualdo. Foto Matteo De Fina Venezia/Courtesy Philadelphia Museum of Art (Foto: Matteo De Fina Venezia/Courtesy Philadelphia Museum of Art)

Carlos Basualdo. Foto Matteo De Fina Venezia/Courtesy Philadelphia Museum of Art (Foto: Matteo De Fina Venezia/Courtesy Philadelphia Museum of Art)

Ouvir a notícia

Carlos Basualdo é nomeado novo diretor do Nasher Sculpture Center em Dallas - Carlos Basualdo é nomeado novo diretor do Nasher Sculpture Center em Dallas

0:000:00

Carlos Basualdo é o novo diretor do Nasher Sculpture Center

O renomado Nasher Sculpture Center, em Dallas, anunciou a nomeação de Carlos Basualdo como seu novo diretor. A posse ocorrerá em 12 de maio, sucedendo Jeremy Strick, que se aposentou em junho de 2024. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal The New York Times.

Basualdo possui vinte anos de experiência como curador no Philadelphia Museum of Art. Iniciou sua trajetória como curador sênior em 2005 e, em 2022, ascendeu ao cargo de diretor adjunto e curador-chefe, sendo o primeiro a ocupar esta função na instituição.

O curador teve papel de destaque em bienais internacionais. Em 2009, foi cocurador do pavilhão dos Estados Unidos na Bienal de Veneza, com uma apresentação solo de Bruce Nauman que conquistou o Leão de Ouro, prêmio máximo do evento. Ele também participou da Bienal de Veneza de 2003 e da Documenta 11 em 2002.

No Philadelphia Museum of Art, Basualdo organizou exposições ambiciosas, como “Jasper Johns: Mind/Mirror”, em colaboração com o Whitney Museum, e “Dancing Around the Bride”, que explorou o legado de Marcel Duchamp. Antes disso, atuou como curador-chefe de exposições no Wexner Center for the Arts, em Columbus, Ohio, entre 2000 e 2002.

O Nasher Sculpture Center possui um orçamento de US$ 13 milhões e uma coleção com cerca de 500 obras, incluindo esculturas de Henry Moore, Alexander Calder e Pablo Picasso. O acervo também conta com filmes e trabalhos em papel, muitos dos quais estão expostos em seu famoso jardim de esculturas.

Além do programa de exposições, o Nasher também concede o Nasher Prize, um prêmio de US$ 100 mil para artistas com impacto significativo na escultura. A premiação, agora bienal, já reconheceu nomes como Doris Salcedo e Otobong Nkanga.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela