Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Gordura perdida é exalada pela respiração, aponta estudo

Emagrecimento ocorre pela oxidação da gordura; o CO₂ exalado pelos pulmões representa a maior parte da massa perdida, com água eliminada pelo corpo

Emagrecer gera CO₂ que você exala ao respirar. (Foto: Africa Images via Canva)
0:00
Carregando...
0:00
  • A maior parte da gordura é armazenada como triglicerídeos e, em déficit calórico, é oxidada para liberar energia, usando oxigênio durante a respiração.
  • O processo gera principalmente dióxido de carbono e água como subprodutos.
  • O dióxido de carbono é exalado pelos pulmões, ou seja, parte da gordura sai do corpo pela respiração.
  • A água resultante é eliminada pelo organismo por urina, suor, lágrimas e outras secreções.
  • Em um exemplo de 10 kg de gordura, o corpo ingere cerca de 29 kg de oxigênio, exala 8,4 kg de CO₂ e elimina 1,6 kg de água.

Para onde vai a gordura que você perde? A resposta está na respiração. Pesquisadores mostram que a maior parte da massa que some não vira apenas energia nem suor; ela é exalada como gás pelos pulmões. A explicação envolve oxidação da gordura em déficit calórico.

Ao reduzir calorias, o corpo quebra triglicerídeos em moléculas que liberam energia. Esse processo requer oxigênio durante a respiração e produz dois subprodutos principais: dióxido de carbono e água. O CO₂ é exalado; a água é eliminada por urina, suor e outras vias.

A química da perda de gordura

Um estudo clássico no BMJ, conduzido por Meerman e Brown, detalha a estequiometria da queima de gordura. Oxidar 10 kg de gordura corporal consome cerca de 29 kg de oxigênio e exala 8,4 kg de CO₂. Além disso, são eliminados aproximadamente 1,6 kg de água.

Ou seja, a maior parte da massa perdida ocorre pela respiração. A gordura não some de forma misteriosa: é transformada em CO₂ e H₂O, que deixam o corpo ao longo do tempo.

Esses resultados reforçam que emagrecer é uma transformação química contínua. A respiração ganha relevância direta no processo, ao facilitar a expulsão de subprodutos da queima de gordura.

O corpo não destrói a gordura; transforma-a em componentes simples e naturais. Cada expiração carrega frações do que antes compunha o tecido adiposo, contribuindo para a redução de peso ao longo do tempo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais