08 de mai 2025
Abril de 2025 registra temperaturas recordes e alerta para mudanças climáticas
Abril de 2025 foi o segundo mais quente da história, com temperaturas 1,51°C acima dos níveis pré industriais, acendendo alertas climáticos.
Moradores de Carachi, no Paquistão, usam jato de água para aliviar calor (Foto: Asif Hassan/AFP)
Ouvir a notícia:
Abril de 2025 registra temperaturas recordes e alerta para mudanças climáticas
Ouvir a notícia
Abril de 2025 registra temperaturas recordes e alerta para mudanças climáticas - Abril de 2025 registra temperaturas recordes e alerta para mudanças climáticas
Abril de 2025 foi o segundo abril mais quente já registrado, com temperaturas médias de 14,96°C, 1,51°C acima dos níveis pré-industriais. O dado foi divulgado pelo observatório Copernicus, da União Europeia. Este mês marca o 21º consecutivo em que a média global supera o limite de 1,5°C, um patamar crítico estabelecido pelo Acordo de Paris para evitar as piores consequências das mudanças climáticas.
O ano de 2024 já havia sido considerado o mais quente da história, com uma média de 1,6°C acima dos níveis pré-industriais. Samantha Burgess, líder estratégica para clima no Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), destacou que o monitoramento contínuo é essencial para entender as mudanças climáticas.
Na Europa, as temperaturas foram predominantemente acima da média, especialmente no leste europeu e na Rússia. No entanto, algumas regiões, como a Turquia e partes da Romênia, registraram temperaturas abaixo do esperado. Globalmente, o nordeste do Atlântico Norte e a Antártida também apresentaram temperaturas anormais, com o gelo marinho na Antártida 10% abaixo da média para abril.
Além disso, o mês foi marcado por anomalias hidrológicas. Regiões da Europa Central e Grã-Bretanha enfrentaram condições mais secas, enquanto outras áreas, como os Alpes, sofreram com fortes chuvas e inundações. A temperatura média dos oceanos também subiu, com abril de 2025 registrando o segundo valor mais alto para o mês, apenas 0,015°C abaixo do recorde de abril de 2024.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.