Notícias

Cidades americanas enfrentam subsidência e aumento do nível do mar nas próximas décadas

Cidades dos EUA enfrentam afundamento devido à extração de água subterrânea, agravando riscos de inundações e danos à infraestrutura.

Vista aérea de Houston, no Texas. A cidade é uma das que correm risco de afundar por conta do bombeamento de água subterrânea. (Foto: Joe Sohm/Adobe Stock)

Vista aérea de Houston, no Texas. A cidade é uma das que correm risco de afundar por conta do bombeamento de água subterrânea. (Foto: Joe Sohm/Adobe Stock)

Ouvir a notícia

Cidades americanas enfrentam subsidência e aumento do nível do mar nas próximas décadas - Cidades americanas enfrentam subsidência e aumento do nível do mar nas próximas décadas

0:000:00

Uma nova pesquisa revela que a maioria das 28 maiores cidades dos Estados Unidos está afundando, com o Texas sendo uma das regiões mais impactadas. O estudo, publicado no periódico científico Nature Cities, destaca a relação entre a extração de água subterrânea e a subsidência, fenômeno que agrava os efeitos do aumento do nível do mar.

Cidades como Fort Worth e Houston estão entre as mais afetadas. O afundamento da terra pode intensificar inundações e comprometer a infraestrutura urbana. A pesquisa utilizou medições de satélites para mapear as mudanças na elevação da terra e analisou dados de poços de monitoramento para entender a conexão entre a elevação e a extração de água.

Leonard Ohenhen, pesquisador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty da Universidade Columbia, afirmou que extrair mais água do que pode ser reposta pode causar afundamento significativo do solo. O Texas, que depende fortemente de água subterrânea para agricultura e abastecimento, enfrenta desafios adicionais devido ao uso de técnicas de extração de petróleo e gás.

Impactos e Desafios

O estudo também aponta que cidades do interior, como Phoenix, estão enfrentando problemas semelhantes. A extração excessiva de água subterrânea foi a principal causa do afundamento em Houston entre as décadas de 1950 e 1970. Embora medidas tenham sido implementadas para reduzir o uso de água subterrânea, o crescimento populacional continua a pressionar os recursos hídricos.

Além disso, o clima extremo, com secas mais severas, leva a um aumento na extração de água, exacerbando a subsidência. O afundamento da terra ocorre lentamente, mas pode causar danos significativos à infraestrutura, especialmente em áreas costeiras e em solo mole.

A pesquisa destaca que, mesmo com a recuperação dos níveis de água subterrânea, a subsidência pode continuar devido à compressão dos espaços de poros no solo. Phoenix, por exemplo, conseguiu reduzir as taxas de subsidência, mas ainda enfrenta desafios em áreas fora da cidade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela