Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Orquestra Sinfônica do Recife promove concertos-aula para jovens nesta quarta

Concertos aula da Orquestra Sinfônica do Recife promovem formação de público jovem em música erudita no Teatro de Santa Isabel nesta quarta

Orquestra Sinfônica do Recife.
0:00
Carregando...
0:00
  • A Orquestra Sinfônica do Recife abriu, em 2 de junho, uma série de concertos aula para jovens e crianças, com a sessão desta quarta-feira (3) às 10h no Teatro de Santa Isabel.
  • A atividade é destinada a estudantes de escolas públicas e a crianças atendidas por instituições sociais, com agendamento prévio, e envolve maestros da própria orquestra.
  • O objetivo é formar públicos para a música erudita e ampliar o repertório cultural entre plateias que integrarão a produção artística nas próximas décadas.
  • No repertório desta apresentação constou a peça Pedro e o Lobo, de Sergei Prokófiev, que apresenta os instrumentos da orquestra de forma lúdica.
  • O próximo concerto aula está marcado para o dia 7 de julho, no mesmo local, mantendo a continuidade da programação ao longo do ano.

A Orquestra Sinfônica do Recife abrirá uma rodada de concertos aula para jovens e crianças entre terça-feira, 2 de junho, e quarta-feira, 3 de junho, no Teatro de Santa Isabel. A iniciativa acontece após retomada da programação mensal, com participação de maestros e músicos da própria instituição. O objetivo é apresentar a música erudita ao público infantil e juvenil de forma didática.

Os concertos, realizados pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, são destinados a alunos de escolas públicas, crianças e jovens atendidos por instituições sociais, com agendamento prévio. A agenda segue com atividades previstas para todo o ano, visando ampliar o repertório e formar plateias para o futuro.

No repertório de estreia constam peças acessíveis como Pedro e o Lobo, de Sergei Prokófiev, que explora a organização de uma orquestra e seus instrumentos. A apresentação busca estimular curiosidade, compreensão musical e o contato com espaços culturais da cidade.

Programa e impactos culturais

A iniciativa integra o Acelera Cultura, conjunto de políticas públicas que visa aproximar a população da produção artística local. A expectativa é fortalecer a cultura como ferramenta de cidadania, educação e expectativa de futuro para o Recife.

A atividade de hoje lotou o teatro com aplausos e interesse das crianças e jovens presentes. A equipe acredita que a experiência contribui para ampliar o acesso à música erudita e incentivar a participação cultural desde a infância.

O próximo concerto aula está agenda para o dia 7 de julho, mantendo a circulação de atividades pedagógicas ao longo do ano. O Teatro de Santa Isabel permanece como espaço estratégico para esse tipo de ação educativa.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais