Notícias

Museu dos Sobreviventes é inaugurado em antiga fábrica onde Schindler salvou judeus

Museu em Brněnec revive a história de Oskar Schindler e do Holocausto, marcando o 80º aniversário do fim da guerra.

Um visitante tira uma foto no Museu dos Sobreviventes, localizado em uma fábrica onde Oskar Schindler salvou cerca de 1.200 judeus durante a Segunda Guerra Mundial, em Brnenec, República Tcheca, no sábado, 10 de maio de 2025. (Foto: AP Photo/Petr David Josek)

Um visitante tira uma foto no Museu dos Sobreviventes, localizado em uma fábrica onde Oskar Schindler salvou cerca de 1.200 judeus durante a Segunda Guerra Mundial, em Brnenec, República Tcheca, no sábado, 10 de maio de 2025. (Foto: AP Photo/Petr David Josek)

Ouvir a notícia

Museu dos Sobreviventes é inaugurado em antiga fábrica onde Schindler salvou judeus - Museu dos Sobreviventes é inaugurado em antiga fábrica onde Schindler salvou judeus

0:000:00

BRNENEC, República Tcheca — Um museu dedicado à história do Holocausto e a Oskar Schindler foi inaugurado neste fim de semana em Brněnec, marcando o oitavo aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O espaço, que abriga exposições sobre sobreviventes e a comunidade judaica local, foi criado em um antigo moinho de fiação.

O local, que já foi uma fábrica de têxteis confiscada pelos nazistas, recebeu os primeiros visitantes do Museu dos Sobreviventes. O evento coincide com a data em que Schindler recebeu um anel de ouro de sobreviventes judeus, feito com metal retirado de dentes, com a inscrição: “Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”.

Daniel Löw-Beer, um dos responsáveis pelo projeto, destacou a importância de restaurar a história da comunidade judaica na região. Ele afirmou que sua família, que viveu na área por séculos, perdeu parte de sua história durante a guerra. “Estamos trazendo um pouco de nossa história de volta”, disse Löw-Beer.

O museu apresenta a trajetória de Schindler, sua esposa Emilie e a família Löw-Beer, além de testemunhos de sobreviventes do Holocausto. O espaço também conta com áreas para exposições, palestras e eventos culturais. Uma parede de vidro separa a parte renovada do museu da área ainda em ruínas, simbolizando a divisão entre passado e presente.

Atualmente, o museu não opera diariamente e foca em atividades educacionais para escolas. A restauração do local, que enfrentou dificuldades financeiras no passado, agora conta com o apoio da Arks Foundation e do governo regional. O projeto visa revitalizar o espaço e preservar a memória de Schindler e dos judeus que ali viveram e trabalharam.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela