Política

Ex-Miss América promove debate sobre energia nuclear em tour pela Austrália

Grace Stanke, ex Miss América, promove energia nuclear na Austrália em turnê. O debate sobre energia nuclear surge em meio a oposição a renováveis rurais. Liberal Party promete construir sete reatores nucleares se vencer eleições. Cresce descontentamento rural contra projetos de energia renovável no país. Stanke busca apoio feminino, mas enfrenta resistência de ativistas antinucleares.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Ex-Miss América promove debate sobre energia nuclear em tour pela Austrália - Ex-Miss América promove debate sobre energia nuclear em tour pela Austrália

0:000:00

A engenheira nuclear e ex-Miss América, Grace Stanke, iniciou uma turnê de dez dias na Austrália, promovendo os benefícios da energia nuclear em um país onde essa fonte está banida há quase 30 anos. Stanke, de 22 anos, trabalha para a gigante de energia dos EUA, Constellation, e sua visita ocorre em um momento crítico, a poucos meses de uma eleição nacional que pode levar o Partido Liberal à vitória, prometendo construir sete usinas nucleares, desafiando o plano atual do governo trabalhista de focar em energias renováveis e gás.

Durante sua turnê, organizada pela Nuclear for Australia (NFA), Stanke se deparou com reações mistas do público. Em Brisbane, uma mulher foi expulsa após interromper sua fala, refletindo a polarização do debate. Stanke, que descreveu a experiência como “provavelmente a mais vocal que já tive”, defendeu o nuclear como uma solução necessária, apesar das críticas que afirmam que essa energia é cara e demorada para substituir as usinas a carvão.

A proposta do líder do Partido Liberal, Peter Dutton, inclui um investimento de 331 bilhões de dólares australianos (cerca de 206 bilhões de dólares), com a expectativa de que a primeira usina nuclear comece a operar até 2035. No entanto, essa visão é contestada por especialistas que defendem que as energias renováveis ainda são a opção mais econômica e eficiente para que a Austrália alcance a meta de zero emissões até 2050.

Enquanto o nuclear ganha destaque, cresce a insatisfação em áreas rurais em relação à rápida implementação de projetos de energia renovável. O número de petições contra esses projetos triplicou em dois anos, e grupos conservadores estão promovendo documentários sobre os impactos negativos nas comunidades locais. Shackel, fundador da NFA, acredita que a energia nuclear pode ser uma solução para as preocupações de emprego e uso da terra nas comunidades afetadas pela energia renovável.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela