31 de mar 2025
Haddad intensifica articulação com deputados para avançar isenção do Imposto de Renda
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, intensifica articulação para aprovar isenção do Imposto de Renda e evitar desidratação do projeto.
Haddad (ao centro) e Hugo Motta dão entrevista a jornalistas rodeados por líderes da Câmara e pelo ministro Alexandre Padilha (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Ouvir a notícia:
Haddad intensifica articulação com deputados para avançar isenção do Imposto de Renda
Ouvir a notícia
Haddad intensifica articulação com deputados para avançar isenção do Imposto de Renda - Haddad intensifica articulação com deputados para avançar isenção do Imposto de Renda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, intensificará sua atuação política em abril para avançar com o projeto de lei que propõe a isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5.000. Nos próximos dias, Haddad se reunirá com líderes de bancadas governistas para discutir estratégias de tramitação do texto, que é uma aposta do presidente Lula para aumentar sua popularidade antes das eleições. Além disso, o ministro deverá comparecer à Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara no dia 23 de abril para esclarecer dúvidas sobre a proposta.
Durante a tramitação, a prioridade do Palácio do Planalto será evitar a desidratação do projeto. Um dos pontos centrais das conversas com os líderes será a escolha do relator, com consenso sobre a necessidade de um parlamentar de centro, capaz de negociar com colegas do PT e do PL. Nomes como Claudio Cajado (PP-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Mauro Benevides Filho (PDT-CE) estão sendo cogitados para o cargo.
Um dos principais riscos para o governo é a criação de uma alíquota mínima, que variaria de 0% a 10% para rendimentos superiores a R$ 50.000 mensais. Há preocupações de que deputados de direita e centro-direita tentem substituir essa compensação fiscal por exigências de cortes de gastos do Executivo durante a tramitação da proposta. A estratégia do governo será crucial para garantir a integridade do projeto e evitar modificações que possam comprometer seus objetivos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.