07 de abr 2025
Senado discute proposta para reduzir jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais
Comissão do Senado debate proposta que reduz jornada de trabalho para 36 horas, com especialistas e representantes de movimentos sociais.
Senador Paulo Paim (PT-RS) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Ouvir a notícia:
Senado discute proposta para reduzir jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais
Ouvir a notícia
Senado discute proposta para reduzir jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais - Senado discute proposta para reduzir jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado promove, nesta terça-feira, 8, uma audiência pública para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas. O relator, Rogério Carvalho (PT-SE), sugeriu o debate, que contará com a presença de especialistas e representantes de movimentos sociais.
A PEC, de autoria de Paulo Paim (PT-RS), estabelece uma redução gradual da carga horária. O plano prevê que, no primeiro ano após a aprovação, a jornada seja reduzida para 40 horas, com uma diminuição de uma hora a cada ano subsequente até atingir as 36 horas. Carvalho já apresentou um parecer favorável à proposta, incluindo emendas que garantem dois dias de repouso semanal e a irredutibilidade salarial durante a transição.
Entre os confirmados para o debate estão Shakti Prates Borela, auditora fiscal e assessora técnica da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, e Abel Santos, coordenador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) no Distrito Federal. Também foram convidados Rick Azevedo, fundador do VAT, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e um representante do Ministério das Mulheres.
A discussão sobre a redução da jornada de trabalho é um tema relevante no cenário atual, refletindo as demandas por melhores condições laborais e qualidade de vida. A audiência pública visa aprofundar o debate e ouvir diferentes perspectivas sobre a proposta em tramitação no Senado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.