Política

Funcionários da Eletronuclear entram em greve por tempo indeterminado em Angra dos Reis

Funcionários da Eletronuclear entram em greve por tempo indeterminado, exigindo negociação do Acordo Coletivo e reajuste de 3,69%.

Trabalhadores da Eletronuclear entram em greve nesta terça-feira, 08. (Foto: STIEPAR/Divulgação)

Trabalhadores da Eletronuclear entram em greve nesta terça-feira, 08. (Foto: STIEPAR/Divulgação)

Ouvir a notícia

Funcionários da Eletronuclear entram em greve por tempo indeterminado em Angra dos Reis - Funcionários da Eletronuclear entram em greve por tempo indeterminado em Angra dos Reis

0:000:00

Funcionários da Eletronuclear, em Angra dos Reis, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado na tarde de terça-feira, 8 de abril. Eles exigem a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e um reajuste salarial de 3,69%, correspondente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período. A empresa, por sua vez, afirmou que tomará as medidas necessárias para garantir a operação segura das usinas nucleares Angra 1 e 2.

O sindicato que representa os trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica do Estado do Rio de Janeiro (STIEPAR), também busca participação nas decisões da usina. A Eletronuclear declarou que apresentou uma proposta de acordo que inclui o reajuste integral de salários e benefícios pelo IPCA, mas o impasse reside na cláusula que concede aos sindicatos influência na gestão da empresa.

A companhia lamentou a situação, destacando que a inclusão dessa cláusula obrigaria a Eletronuclear a obter a anuência dos sindicatos para modificar normativos internos. Isso, segundo a empresa, contraria a legislação vigente, especificamente o artigo 138 da Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/1976), além de suas próprias regras de governança.

A greve reflete um descontentamento prévio dos funcionários em relação ao ACT e ao reajuste salarial, evidenciando a tensão entre a gestão da empresa e os representantes dos trabalhadores. A situação continua em desenvolvimento, com a expectativa de que as partes busquem um entendimento para resolver o impasse.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela