Política

Conflito no FC Bundestag reflete tensões políticas na Alemanha e exclusão da extrema direita

Tribunal de Berlim reverte exclusão da AfD do FC Bundestag, acirrando debate sobre a presença da extrema direita na política alemã.

Thomas Oppermann, então vice-presidente do Parlamento alemão e jogador do FC Bundestag, durante um partido contra o time da Duma russa em maio de 2019. (Foto: picture alliance via Getty Images)

Thomas Oppermann, então vice-presidente do Parlamento alemão e jogador do FC Bundestag, durante um partido contra o time da Duma russa em maio de 2019. (Foto: picture alliance via Getty Images)

Ouvir a notícia

Conflito no FC Bundestag reflete tensões políticas na Alemanha e exclusão da extrema direita - Conflito no FC Bundestag reflete tensões políticas na Alemanha e exclusão da extrema direita

0:000:00

Um tribunal de Berlim decidiu pela readmissão dos deputados da Alternativa para Alemanha (AfD) no FC Bundestag, após a exclusão do partido de extrema direita, que se tornou o segundo maior no Bundestag nas eleições de fevereiro de 2024. A decisão gerou polêmica, com parlamentares argumentando que a exclusão violava princípios democráticos.

Kassem Taher Saleh, deputado do partido Os Verdes, expressou sua indignação, afirmando que não deseja "jogar no mesmo time que nazistas". A exclusão da AfD foi baseada no princípio do Brandmauer, que limita a interação com partidos considerados radicais. Em março de 2024, o FC Bundestag decidiu que a AfD não poderia ser parte do time, citando a violação de valores democráticos.

O deputado Malte Kaufmann, da AfD, criticou a decisão, chamando-a de "bofetada na democracia". Ele destacou que a AfD já é um partido forte, com 25% de intenção de votos em recente pesquisa, superando a União Democristã/União Socialcristã (CDU/CSU). A exclusão da AfD do FC Bundestag reflete um momento de tensão na política alemã, onde a extrema direita se torna cada vez mais central.

A situação no FC Bundestag é um microcosmo das dificuldades enfrentadas pelo Bundestag. O deputado Fritz Güntzler, do partido CDU, defende que a exclusão é necessária para evitar divisões. O debate sobre como lidar com a AfD continua, refletindo a complexidade da atual política alemã e a luta por valores democráticos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela