24 de abr 2025
Itamar Ben Gvir é confrontado por manifestantes pró-Palestina em Yale, EUA
Ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, enfrenta protestos intensos em Yale, com investigações sobre condutas antissemitas.
Courtesy Yash Roy
Ouvir a notícia:
Itamar Ben Gvir é confrontado por manifestantes pró-Palestina em Yale, EUA
Ouvir a notícia
Itamar Ben Gvir é confrontado por manifestantes pró-Palestina em Yale, EUA - Itamar Ben Gvir é confrontado por manifestantes pró-Palestina em Yale, EUA
O ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, enfrentou protestos intensos de manifestantes pró-Palestina durante sua visita a Yale, em New Haven, Connecticut, na noite de quarta-feira. Objetos, incluindo garrafas de água, foram lançados em sua direção após um discurso em um evento da sociedade judaica Shabtai, que não é oficialmente ligada à universidade.
Os vídeos mostram uma multidão de manifestantes gritando e agitando cartazes enquanto Ben Gvir saía do prédio. Ele, por sua vez, acenou para os protestantes e fez um sinal de vitória. Apesar dos tumultos, Ben Gvir não sofreu ferimentos e sua equipe afirmou que ele estava em "boa saúde". A polícia local deteve pelo menos uma pessoa durante os confrontos.
Protestos e Reações
Os manifestantes, que se reuniram em grande número, entoaram frases como "Libertem a Palestina" e "Yale, suas mãos estão manchadas de sangue". A universidade informou que um grupo não registrado de cerca de 200 pessoas montou tendas na praça central do campus para protestar contra a presença do ministro. O evento ocorreu em meio a uma série de reuniões diplomáticas que Ben Gvir estava realizando nos Estados Unidos.
A Yale University também está investigando alegações de conduta antissemita durante os protestos. A instituição condenou qualquer forma de antissemitismo e afirmou que tomará medidas disciplinares contra aqueles que violarem suas políticas de assembleia pacífica.
Histórico Controverso
Ben Gvir é conhecido por suas opiniões extremas e por ter um histórico de apoio ao terrorismo e incitação ao racismo antiárabe. Ele já foi expulso do serviço militar israelense devido a suas posições. Esta é sua primeira visita aos Estados Unidos como ministro, e sua presença gerou reações acaloradas, refletindo a polarização em torno de sua figura.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.