25 de abr 2025
MPF recomenda medidas de segurança em empréstimos consignados do INSS após operação policial
MPF reforça medidas de segurança no INSS após operação da PF; suspensão de descontos em mensalidades associativas é recomendada.
Aplicativo "Meu INSS" (Foto: Luis Lima Jr/Fotoarena)
Ouvir a notícia:
MPF recomenda medidas de segurança em empréstimos consignados do INSS após operação policial
Ouvir a notícia
MPF recomenda medidas de segurança em empréstimos consignados do INSS após operação policial - MPF recomenda medidas de segurança em empréstimos consignados do INSS após operação policial
O Ministério Público Federal (MPF) reiterou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quinta-feira, uma recomendação anterior de fevereiro para aumentar a segurança na contratação de empréstimos consignados sobre benefícios previdenciários. A sugestão inicial incluía a criação de um campo no aplicativo “Meu INSS” para que os beneficiários indicassem previamente as instituições financeiras com as quais desejam contratar crédito.
Após a operação da Polícia Federal, que resultou na prisão de seis pessoas e no afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o MPF acrescentou que a recomendação deve se estender aos descontos de mensalidades associativas. O órgão também solicitou a suspensão dessas cobranças até que novas medidas de segurança sejam implementadas.
O governo já tomou a iniciativa de suspender todos os acordos entre o INSS e as associações, conforme a recomendação do MPF. O INSS tem um prazo de nove dias para informar se acatará a recomendação. A medida visa proteger os beneficiários de possíveis fraudes e irregularidades nos descontos em pensões e aposentadorias.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.