Política

Centrais sindicais apoiam Frei Chico em meio a investigações de fraudes no INSS

Centrais sindicais defendem Frei Chico, vice do Sindnapi, em meio a investigações de fraudes no INSS que somam R$ 7,99 bilhões.

Frei Chico não é frade, mas comunista e só se destacou na militância por ter sido o irmão que levou Lula ao sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo, hoje do ABC. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Frei Chico não é frade, mas comunista e só se destacou na militância por ter sido o irmão que levou Lula ao sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo, hoje do ABC. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouvir a notícia

Centrais sindicais apoiam Frei Chico em meio a investigações de fraudes no INSS - Centrais sindicais apoiam Frei Chico em meio a investigações de fraudes no INSS

0:000:00

Centrais sindicais publicam nota de apoio a Frei Chico em meio a investigações

Centrais sindicais divulgaram uma nota de apoio a José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A entidade está sob investigação por fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com denúncias de descontos irregulares em benefícios.

O documento, assinado por seis centrais, incluindo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, expressa indignação com a “roubalheira que atinge aposentados e pensionistas” e critica a cobertura midiática, que, segundo elas, visa promover ataques políticos. As centrais afirmam que Frei Chico é alvo de politicagem eleitoral devido ao seu parentesco com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), investiga um esquema que teria causado prejuízos de R$ 7,99 bilhões. Frei Chico, que integra a diretoria do Sindnapi desde 2022, defende que o sindicato não cometeu irregularidades e espera que a investigação esclareça a situação.

As centrais sindicais afirmam que Frei Chico está sendo atacado por sua ligação com o governo e que o foco das investigações deve ser mantido nas fraudes. O sindicalista declarou estar tranquilo e pediu que a PF investigue “toda a sacanagem que tem” no INSS. Ele reafirmou que nunca utilizou a estrutura sindical em benefício próprio.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela