06 de mai 2025
Parlamento Europeu aprova metas mais flexíveis de emissões de CO2 para montadoras
Parlamento Europeu avança em metas de emissões de CO2 mais flexíveis, aliviando pressão sobre montadoras e evitando multas bilionárias.
Linha de produção em fábrica da Volvo em Gante, na Bélgica (Foto: Nicolas Tucat/AFP)
Ouvir a notícia:
Parlamento Europeu aprova metas mais flexíveis de emissões de CO2 para montadoras
Ouvir a notícia
Parlamento Europeu aprova metas mais flexíveis de emissões de CO2 para montadoras - Parlamento Europeu aprova metas mais flexíveis de emissões de CO2 para montadoras
O Parlamento Europeu aprova metas mais brandas para emissões de CO2 de carros e vans, permitindo que montadoras cumpram as exigências com base nas emissões médias de 2025 a 2027. A decisão, tomada em 6 de maio de 2025, visa dar mais tempo às fabricantes e reduzir multas potenciais.
Os fabricantes de automóveis alertaram que as metas atuais poderiam resultar em multas de até 15 bilhões de euros (US$ 17 bilhões) devido à dificuldade em aumentar a venda de veículos elétricos. A Comissão Europeia, após forte lobby, propôs a mudança que foi rapidamente aprovada pelos parlamentares, evitando meses de debate.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a alteração oferece às montadoras um "espaço para respirar". No entanto, a Volkswagen indicou que mesmo com o novo prazo, haverá um ônus em 2025. O grupo E-Mobility Europe expressou preocupações, afirmando que a mudança pode atrasar a Europa em relação à China no setor de veículos elétricos e dificultar investimentos em infraestrutura de recarga.
Os parlamentares da UE devem votar novamente sobre a proposta da Comissão na quinta-feira, 8 de maio. A proposta ainda precisa da aprovação dos governos da União Europeia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.