14 de mai 2025
Sindicato contrata decoradora e gera polêmica em meio a investigação federal
Sindicato de aposentados contrata empresa de decoradora offshore, levantando suspeitas em meio a investigações sobre descontos indevidos do INSS.
O presidente do Sindnapi, Milton Cavalo: a entidade tem como vice-presidente irmão de Lula (Foto: PDT / Divulgação)
Ouvir a notícia:
Sindicato contrata decoradora e gera polêmica em meio a investigação federal
Ouvir a notícia
Sindicato contrata decoradora e gera polêmica em meio a investigação federal - Sindicato contrata decoradora e gera polêmica em meio a investigação federal
BRASÍLIA – O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) contratou a decoradora Daugliesi Giacomasi Souza, esposa do presidente Milton Baptista de Souza Filho, para o design de interiores do hotel da entidade em Praia Grande (SP). A contratação ocorreu em julho de 2023, quando Milton era vice-presidente.
Daugliesi, que abriu uma empresa offshore na Flórida, foi escolhida para desenvolver o projeto de 120 suítes do hotel, que foi inaugurado em janeiro de 2024. O Sindnapi defende que o valor do contrato foi abaixo da média de mercado e que os serviços foram entregues conforme o acordado. O sindicato nega irregularidades e afirma que a contratação foi feita antes de Milton assumir a presidência.
O Sindnapi, que teve um aumento de 564% na arrecadação de mensalidades entre 2020 e 2024, foi investigado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União na Operação Sem Desconto, mas não foi alvo de ações judiciais. A entidade recebeu R$ 154,7 milhões em repasses do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano passado.
Milton Cavalo também preside uma cooperativa de crédito e é sócio de outras empresas, levantando questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse. A CGU apontou que o Sindnapi não apresentou documentação completa em uma amostra de aposentados, mas a entidade refuta as alegações, afirmando que todos os dados foram fornecidos.
A empresa de Daugliesi, chamada DAU&BE Investments LLC, foi criada para atuar nas áreas de design de interiores e está registrada na Flórida. O Sindnapi afirma que a operação é legítima e que a contratação da decoradora não representa um uso indevido de recursos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.