Política

Ana Maria Gonçalves se candidata à Academia Brasileira de Letras e pode fazer história

Ana Maria Gonçalves se candidata à ABL e pode se tornar a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na instituição.

A escritora Ana Maria Goncalves no espaço da exposição 'Um Defeito de Cor', que foi exibida no Sesc Pinheiros, em São Paulo. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

A escritora Ana Maria Goncalves no espaço da exposição 'Um Defeito de Cor', que foi exibida no Sesc Pinheiros, em São Paulo. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

Ouvir a notícia

Ana Maria Gonçalves se candidata à Academia Brasileira de Letras e pode fazer história - Ana Maria Gonçalves se candidata à Academia Brasileira de Letras e pode fazer história

0:000:00

A escritora Ana Maria Gonçalves, autora do renomado romance "Um Defeito de Cor", se inscreveu na tarde desta terça-feira para a vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), deixada pela morte do linguista Evanildo Bechara. A candidatura ocorre após a sessão de saudade em homenagem a Bechara, realizada às 16h. Se eleita, Gonçalves se tornará a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na ABL, um marco significativo na história da instituição.

A escritora, que atualmente reside no Rio de Janeiro, é considerada favorita para a vaga, especialmente após a candidatura frustrada de Conceição Evaristo há sete anos. Evaristo, que recebeu apenas um voto contra 22 do cineasta Cacá Diegues, criticou a falta de representatividade na ABL. Atualmente, os únicos acadêmicos negros na instituição são o compositor Gilberto Gil e o escritor Domício Proença Filho. Ailton Krenak foi o primeiro indígena a ingressar na ABL, no ano passado.

Gonçalves é amplamente reconhecida por seu trabalho em "Um Defeito de Cor", um romance histórico de 950 páginas que retrata a vida de Kehinde, inspirado na trajetória de Luiza Mahin. A obra se tornou uma referência literária no Brasil e recentemente foi destacada como o melhor livro brasileiro do século XXI pela Folha de S.Paulo. Além disso, a narrativa inspirou uma exposição e foi tema de um samba-enredo da escola de samba Portela para o desfile de 2024.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela