Política

Caças com mísseis vão patrulhar o Rio durante a cúpula do Brics

Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro terá segurança reforçada com 20 mil militares e caças armados, além do fechamento do Aeroporto Santos Dumont.

Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano (Foto: Divulgação FAB)

Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano (Foto: Divulgação FAB)

Ouvir a notícia

Caças com mísseis vão patrulhar o Rio durante a cúpula do Brics - Caças com mísseis vão patrulhar o Rio durante a cúpula do Brics

0:000:00

A Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro, marcada para os dias 6 e 7 de outubro, contará com um robusto esquema de segurança. A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) envolverá 20 mil militares e caças armados para proteger os representantes de 28 países e sete entidades internacionais, incluindo o Banco Mundial e a ONU.

Para garantir a segurança, duas aeronaves de combate estarão equipadas com mísseis e metralhadoras, com o objetivo de impedir a entrada de aeronaves não autorizadas nas áreas de restrição aérea. Em situações extremas, a legislação brasileira permite que aeronaves sejam derrubadas, com autorização do presidente ou do comandante da Aeronáutica. O Aeroporto Santos Dumont será fechado durante o evento, com voos transferidos para o Galeão, devido à proximidade com o Museu de Arte Moderna (MAM), onde ocorrerão as reuniões.

Detalhes da Operação

Os caças F5EM e A-29 Super Tucano farão parte da operação. O F5EM, com velocidade de até 1.960 km/h e autonomia de 1.814 km, é um modelo americano modernizado pela Embraer. Já o A-29 Super Tucano, também fabricado pela Embraer, possui autonomia de 2.855 km e é utilizado para patrulhamento aéreo. A Força Aérea Brasileira (FAB) manterá caças em prontidão em bases aéreas, mas o número exato de aeronaves não foi divulgado por motivos de segurança.

Além disso, jatos do modelo E-99M, conhecidos como aviões radar, serão empregados para monitorar o espaço aéreo. A GLO começou a valer nesta quarta-feira e, entre as ausências notáveis na cúpula, estão os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela