25 de jan 2025
Estados Unidos interrompem emissão de passaportes com gênero 'X' após decreto de Trump
O presidente Donald Trump suspendeu passaportes com gênero "X" em seu primeiro dia. O Departamento de Estado dos EUA anunciou novas diretrizes sobre passaportes. O decreto reconhece apenas os gêneros masculino e feminino, excluindo "X". A medida visa "restaurar a verdade biológica" e proíbe uso de fundos federais para ideologia de gênero. A emissão de passaportes "X" foi autorizada na gestão de Joe Biden, em 2021.
Trump assinou ordens executivas logo após tomar posse. (Foto: Reuters via BBC)
Ouvir a notícia:
Estados Unidos interrompem emissão de passaportes com gênero 'X' após decreto de Trump
Ouvir a notícia
Estados Unidos interrompem emissão de passaportes com gênero 'X' após decreto de Trump - Estados Unidos interrompem emissão de passaportes com gênero 'X' após decreto de Trump
Os Estados Unidos suspenderam a emissão de passaportes com o gênero "X" para pessoas não binárias, conforme um decreto assinado pelo presidente Donald Trump no primeiro dia de seu mandato. Um porta-voz do Departamento de Estado confirmou que "não está mais emitindo passaportes americanos marcados com X" e que novas diretrizes sobre passaportes emitidos anteriormente serão divulgadas no site do órgão.
No discurso de posse, Trump declarou que a política do governo reconhece apenas dois gêneros: masculino e feminino. O decreto visa "restaurar a verdade biológica" e proíbe o uso de fundos federais para promover a ideologia de gênero. As mudanças incluem a eliminação do gênero "X" em documentos oficiais, como passaportes e vistos, que devem refletir o sexo de nascimento.
A possibilidade de emitir documentos com o gênero "X" foi introduzida durante a administração do ex-presidente Joe Biden, com o primeiro passaporte desse tipo emitido em outubro de 2021. Este passaporte era destinado a "pessoas não binárias, intersexuais" e a quem não se encaixava nas categorias tradicionais de gênero.
Durante sua campanha, Trump criticou as políticas de diversidade e inclusão do governo Biden, prometendo acabar com o que chamou de "delírio transgênero". Além disso, ele anunciou a suspensão de auxílios para tratamentos hormonais de transição de gênero e sugeriu a proibição da participação de mulheres trans em competições esportivas femininas, uma medida já adotada em várias escolas em diversos estados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.