16 de mar 2025
Houthis afirmam estar prontos para 'responder à escalada com escalada' após ataques dos EUA
Os Houthis, aliados do Irã, anunciaram retomar ataques a navios israelenses. EUA iniciaram ataques aéreos e navais, resultando em pelo menos 19 mortes. Trump classificou os Houthis como piratas e ameaçou o Irã por apoio ao grupo. A operação militar pode durar dias ou semanas, visando infraestrutura dos Houthis. Os Houthis, parte do "Eixo de Resistência", intensificaram ações após cessar fogo em Gaza.
Fumaça é vista na capital do Iêmen; EUA anunciaram ataque contra rebeldes Houthis (Foto: Anadolu via Reuters)
Ouvir a notícia:
Houthis afirmam estar prontos para 'responder à escalada com escalada' após ataques dos EUA
Ouvir a notícia
Houthis afirmam estar prontos para 'responder à escalada com escalada' após ataques dos EUA - Houthis afirmam estar prontos para 'responder à escalada com escalada' após ataques dos EUA
O gabinete político dos Houthis classificou os ataques dos Estados Unidos como um "crime de guerra" e afirmou que as forças armadas do Iémen estão "totalmente preparadas para responder à escalada com escalada." A operação militar americana, que começou no último sábado (15), pode se estender por dias ou até semanas, segundo uma fonte anônima do governo dos EUA. O ataque foi anunciado pelo presidente Donald Trump, que descreveu a ação como "decisiva e contundente."
Os ataques, realizados por navios de guerra e jatos americanos, focaram em radares, locais de defesa aérea e pontos de lançamento de drones no Iémen. Vídeos divulgados pelo governo dos EUA mostram mísseis sendo disparados e explosões em alvos estratégicos. O Ministério da Saúde controlado pelos Houthis reportou pelo menos 19 mortes decorrentes dos bombardeios. Os ataques ocorreram após os Houthis anunciarem a retomada de ofensivas contra navios israelenses, encerrando um período de calma que se seguiu a um cessar-fogo em Gaza.
Desde novembro de 2023, os Houthis realizaram mais de 100 ataques contra embarcações, justificando suas ações como apoio aos palestinos na guerra contra Israel. Durante esse período, o grupo afundou dois navios e apreendeu outro, resultando na morte de pelo menos quatro marinheiros e na interrupção do transporte marítimo global. Trump, em suas redes sociais, acusou os Houthis de "pirataria, violência e terrorismo" e ameaçou o Irã, exigindo que seu apoio ao grupo cesse imediatamente.
Os Houthis fazem parte do "Eixo de Resistência," uma coalizão de grupos alinhados ao Irã e hostis a Israel, incluindo o Hezbollah e o Hamas. O grupo surgiu em 1990, inicialmente para combater o governo do então presidente Ali Abdullah Saleh. Com raízes na minoria muçulmana xiita zaidita, os Houthis ganharam força após a invasão do Iraque em 2003, adotando slogans antiamericanos e antissemitas, e se declarando parte da resistência liderada pelo Irã.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.