15 de abr 2025
Ataques em Plateau, Nigéria, deixam comunidades cristãs em situação crítica e milhares deslocados
Comunidades cristãs no estado de Plateau, Nigéria, enfrentam ataques brutais de militantes fulani, resultando em mortes e deslocamentos massivos.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Ataques em Plateau, Nigéria, deixam comunidades cristãs em situação crítica e milhares deslocados
Ouvir a notícia
Ataques em Plateau, Nigéria, deixam comunidades cristãs em situação crítica e milhares deslocados - Ataques em Plateau, Nigéria, deixam comunidades cristãs em situação crítica e milhares deslocados
Militantes fulani atacaram comunidades cristãs no estado de Plateau, Nigéria, desde o final de março de 2023, resultando em até 70 mortes e milhares de deslocados. Os ataques, que ocorreram em pelo menos sete localidades, intensificaram a crise humanitária na região.
Relatos indicam que as vítimas foram baleadas, massacradas ou queimadas, incluindo mulheres idosas e crianças. O reverendo Arum, ligado à Portas Abertas, destacou que a situação afetou a comunidade espiritualmente e socialmente, pedindo orações e apoio para os deslocados.
Os ataques começaram em 24 de março, com emboscadas a agricultores e culminaram em massacres durante velórios e encontros religiosos. Em uma vala comum, trinta e uma pessoas foram enterradas, enquanto mais de 200 casas foram destruídas, deixando mais de três mil deslocados.
A estação chuvosa, que vai de abril a outubro, agrava a situação, pois muitos agricultores perderam suas fontes de sustento. A insegurança impede as crianças de frequentarem a escola e as famílias de adorarem nas igrejas, aumentando a vulnerabilidade da população. A Nigéria ocupa a sétima posição na lista dos países mais perigosos para cristãos, segundo a Portas Abertas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.