14 de ago 2025
Maioria rejeita anistia e apoio ao Judiciário aumenta, revela pesquisa Atlas/Bloomberg
Mais da metade da população rejeita anistia aos condenados pelos ataques de janeiro, enquanto a confiança no Judiciário atinge novos patamares

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Maioria rejeita anistia e apoio ao Judiciário aumenta, revela pesquisa Atlas/Bloomberg
Ouvir a notícia
Maioria rejeita anistia e apoio ao Judiciário aumenta, revela pesquisa Atlas/Bloomberg - Maioria rejeita anistia e apoio ao Judiciário aumenta, revela pesquisa Atlas/Bloomberg
Mais da metade da população brasileira se opõe à anistia ampla para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. De acordo com uma pesquisa da Atlas/Bloomberg, 51,2% dos entrevistados rejeitam a proposta, que abarcaria tanto líderes políticos quanto manifestantes que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). O apoio à anistia é de 46,9%, enquanto 1,9% não souberam responder. Desde março, a rejeição à anistia cresceu 0,8 ponto percentual, enquanto o apoio caiu 0,9 ponto.
Confiança no Judiciário
O mesmo levantamento indica uma mudança significativa na percepção sobre o Judiciário. Atualmente, 43,3% dos brasileiros acreditam que a Justiça desempenha seu papel de forma adequada, um aumento de 22,4 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2024, quando esse índice era de 20,9%. A ideia de que o Brasil vive uma "ditadura do Judiciário" diminuiu de 47,3% para 45,4%. Além disso, a percepção de abusos frequentes por parte dos magistrados caiu de 16,7% para 11,2%.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre 3 e 6 de agosto e ouviu 2.447 pessoas por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) e questionários online. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A queda no número de indecisos foi notável, passando de 15,2% para apenas 0,1%.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.