Política

Polícia Federal realiza operação para combater desvio de recursos em licitações no Tocantins

A “Operação Pacto de Concreto” investiga corrupção em licitações em Porto Nacional (TO). Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro cidades do Tocantins. Servidores públicos e empresários são suspeitos de conluio para superfaturamento. Crimes investigados incluem frustração de licitações e associação criminosa. Nome da operação reflete o conchavo entre agentes públicos e o fornecimento de concreto.

Agente da PF durante operação no Tocantins (Foto: PF no Tocantins/Divulgação)

Agente da PF durante operação no Tocantins (Foto: PF no Tocantins/Divulgação)

Ouvir a notícia

Polícia Federal realiza operação para combater desvio de recursos em licitações no Tocantins - Polícia Federal realiza operação para combater desvio de recursos em licitações no Tocantins

0:000:00

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira a “Operação Pacto de Concreto”, com o objetivo de investigar um grupo suspeito de manipular licitações para superfaturar contratos e desviar recursos públicos em Porto Nacional (TO). Durante a operação, foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão e dois mandados de suspensão do exercício das funções públicas nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Dianópolis e Araguaína, todas no Tocantins.

A investigação apura a suspeita de que servidores públicos municipais colaboraram com empresários para favorecer indevidamente determinadas empresas em licitações, o que possibilitou o superfaturamento dos contratos. Os envolvidos poderão ser indiciados pela Polícia Federal e responderão, conforme suas responsabilidades, por crimes como frustração ao caráter competitivo de licitações, peculato-desvio e associação criminosa.

O nome da operação, “Pacto de Concreto”, refere-se ao conchavo entre agentes públicos e empresários, enquanto a expressão “de concreto” está relacionada ao fornecimento de elementos pré-moldados de concreto para a construção de pontes, que é o foco das licitações investigadas. A operação destaca a necessidade de combater a corrupção e garantir a integridade nas contratações públicas.

As ações da Polícia Federal visam desmantelar esse esquema ilícito e recuperar a confiança da população nas instituições públicas, além de assegurar que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada e transparente. A operação é um passo importante na luta contra a corrupção no estado do Tocantins.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela