Política

Desembargador afastado por escândalo da Eletrobras será tema de enredo de Carnaval em Manaus

O desembargador Elci Simões foi afastado pelo CNJ devido a investigações. A escola de samba Império do Havaí homenageará Elci no Carnaval de Manaus. O enredo "A Saga dos Irmãos Yedo e Elci Simões" destaca a Justiça. Elci está sob investigação por possível fraude envolvendo R$ 150 milhões. O STJ reverteu decisão que autorizava o pagamento à Eletrobras, suspendendo magistrados.

Elci Simões de Oliveira: afastado do cargo, desembargador será homenageado na folia de Manaus. (Foto: Reprodução)

Elci Simões de Oliveira: afastado do cargo, desembargador será homenageado na folia de Manaus. (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Desembargador afastado por escândalo da Eletrobras será tema de enredo de Carnaval em Manaus - Desembargador afastado por escândalo da Eletrobras será tema de enredo de Carnaval em Manaus

0:000:00

O desembargador Elci Simões de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Amazonas, foi afastado do cargo pelo CNJ na semana passada e será homenageado pela escola de samba Império do Havaí durante o Carnaval de Manaus. O enredo, intitulado “A Saga dos Irmãos Yedo e Elci Simões”, destaca a trajetória dos dois magistrados e enfatiza que “hoje a Justiça vai reinar”. O samba-enredo menciona que “esses magistrados do povo, na imparcialidade do seu atuar, abraçam a lei e a ética para a Justiça triunfar”.

Entretanto, Elci Simões está sob investigação da Corregedoria Nacional de Justiça por sua atuação em um processo que poderia custar R$ 150 milhões à Eletrobras. O valor é referente a títulos emitidos na década de 1970, em um caso que levanta suspeitas de fraude. O autor da ação judicial para receber a quantia nasceu 15 anos após a emissão dos papéis e acionou a comarca de um pequeno município para o pagamento.

No dia 11 de janeiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reverteu uma decisão de primeira instância do juiz Jean Pimentel, que havia autorizado o repasse da quantia. Tanto Elci quanto Pimentel foram suspensos de seus cargos apenas dez dias após a decisão, e os gabinetes deles foram lacrados, assim como os equipamentos eletrônicos que utilizavam. A situação levanta questionamentos sobre a integridade do processo judicial e a responsabilidade dos magistrados envolvidos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela