21 de mar 2025
Lewandowski elogia eficiência da polícia após críticas a comentário sobre prisões
Após críticas, o ministro Ricardo Lewandowski elogia a polícia e defende PEC da Segurança Pública, buscando integrar forças estaduais e federais.
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresenta nova versão da PEC da Segurança Pública no Ministério da Justiça. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Lewandowski elogia eficiência da polícia após críticas a comentário sobre prisões
Ouvir a notícia
Lewandowski elogia eficiência da polícia após críticas a comentário sobre prisões - Lewandowski elogia eficiência da polícia após críticas a comentário sobre prisões
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ajustou seu discurso após críticas sobre sua afirmação de que a "polícia prende mal", o que, segundo ele, levaria o Judiciário a libertar muitas pessoas. Em evento realizado em João Pessoa (PB), Lewandowski elogiou a eficiência e a preparação da polícia brasileira, afirmando que sua declaração anterior foi mal interpretada. Ele destacou a necessidade de melhores condições para os agentes de segurança, como remuneração e equipamentos adequados.
Lewandowski explicou que sua intenção era ressaltar a importância da PEC da Segurança Pública, que visa melhorar a integração entre as polícias estaduais e federais. Ele enfatizou que a falta de integração das informações e as audiências de custódia são questões que precisam ser abordadas para evitar erros judiciais relacionados a prisões. A declaração anterior gerou descontentamento entre representantes das forças de segurança e governadores.
A proposta de emenda à Constituição deve ser enviada ao Congresso Nacional em abril de 2024. O governo federal, sob a gestão de Lula (PT), busca ampliar sua participação nas ações de segurança pública, que atualmente são predominantemente responsabilidade dos estados. A PEC pretende dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado em 2018, e estabelecer a previsão de fundos nacionais para segurança e penitenciária.
Além disso, a proposta também visa expandir as atribuições da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que passaria a ser chamada de Polícia Viária Federal, com a responsabilidade de patrulhar rodovias, ferrovias e hidrovias federais. A intenção é fortalecer a segurança pública no Brasil, promovendo uma melhor articulação entre as diversas esferas de policiamento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.