26 de abr 2025
Gilmar Mendes decide retomar julgamento de Collor no plenário virtual do STF
Ministro Gilmar Mendes decide manter julgamento de Collor no plenário virtual após maioria do STF apoiar sua prisão. Nova sessão será na segunda feira.
Fernando Collor durante sessão do Senado (Foto: Andressa Anholete - 31.ago.16/AFP)
Ouvir a notícia:
Gilmar Mendes decide retomar julgamento de Collor no plenário virtual do STF
Ouvir a notícia
Gilmar Mendes decide retomar julgamento de Collor no plenário virtual do STF - Gilmar Mendes decide retomar julgamento de Collor no plenário virtual do STF
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não levar o julgamento de Fernando Collor ao plenário físico. A medida ocorreu após a maioria dos ministros apoiar a manutenção da prisão do ex-presidente, que foi detido na última sexta-feira, dia 25 de abril. Collor foi preso em decorrência de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes.
O caso começou a ser analisado no plenário virtual do STF, mas Mendes optou por suspender o julgamento e enviá-lo para o ambiente físico. Contudo, após nova articulação entre os ministros, a maioria decidiu que era necessário um posicionamento final sobre a prisão de Collor, respaldando a decisão de Moraes.
O ex-presidente foi condenado em maio de 2023 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação está relacionada a contratos que ele influenciou entre a construtora UTC e a estatal durante seu mandato como senador, entre 2010 e 2014. Em troca, Collor teria recebido R$ 20 milhões.
No sábado, dia 26 de abril, Mendes citou "a excepcional urgência caracterizada no presente caso" e decidiu devolver o processo ao plenário virtual. A nova sessão está marcada para segunda-feira, dia 28 de abril, e deverá ser concluída no mesmo dia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.