26 de abr 2025
Gilmar Mendes desiste de destaque e STF retoma julgamento da prisão de Collor
Gilmar Mendes retirou pedido de destaque, permitindo que o STF julgue a prisão de Collor no plenário virtual na segunda feira, 28.
Manutenção da prisão de Fernando Collor voltará à pauta do plenário virtual após recuo de Gilmar Mendes (Foto: Wilton Junior/Estadão)
Ouvir a notícia:
Gilmar Mendes desiste de destaque e STF retoma julgamento da prisão de Collor
Ouvir a notícia
Gilmar Mendes desiste de destaque e STF retoma julgamento da prisão de Collor - Gilmar Mendes desiste de destaque e STF retoma julgamento da prisão de Collor
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, cancelou seu pedido de destaque para o julgamento da manutenção da prisão do ex-presidente Fernando Collor. Com essa decisão, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, agendou a análise do caso para o plenário virtual na segunda-feira, 28. Já há uma maioria entre os ministros para confirmar a decisão de Alexandre de Moraes, que determinou o início do cumprimento da pena de oito anos e dez meses de reclusão.
Em maio de 2023, Collor foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Apesar da condenação, ele conseguiu postergar o início da pena ao apresentar recursos. A decisão de Moraes foi encaminhada ao plenário virtual, onde o ministro Flávio Dino já se manifestou a favor da manutenção da prisão.
Gilmar Mendes havia solicitado um destaque, um mecanismo que interromperia a sessão virtual e levaria o caso ao plenário presencial. No entanto, mesmo após esse pedido, Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli e Cármen Lúcia anteciparam seus votos, formando a maioria necessária. Os votos dos ministros André Mendonça, Luiz Fux e Kássio Nunes Marques ainda estão pendentes. O advogado Cristiano Zanin se declarou impedido de votar por ter atuado em processos da Lava Jato.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.