30 de abr 2025
Judiciário enfrenta desafios da era digital em novo livro de Eduardo Appio e Salvio Kotter
O novo livro de Eduardo Appio e Salvio Kotter aborda a judicialização das redes sociais e os riscos à democracia na era digital.
Punitivismo. Appio teve a coragem de enfrentar os desmandos. Brotam Savonarolas à direita e à esquerda (Foto: Pintura de Moretto da Brescia e Bruno Peres/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Judiciário enfrenta desafios da era digital em novo livro de Eduardo Appio e Salvio Kotter
Ouvir a notícia
Judiciário enfrenta desafios da era digital em novo livro de Eduardo Appio e Salvio Kotter - Judiciário enfrenta desafios da era digital em novo livro de Eduardo Appio e Salvio Kotter
O juiz federal Eduardo Appio, em parceria com Salvio Kotter, lançou o livro "A Ágora e o Algoritmo", que aborda a judicialização das redes sociais e os desafios à democracia representativa na era digital. A obra foi publicada pela Kotter Editorial e discute como as grandes empresas de tecnologia influenciam o processo eleitoral.
Appio, que assumiu a 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba após Sergio Moro, destaca que a democracia está sendo ameaçada pelas big techs, que utilizam algoritmos para manipular a opinião pública e direcionar votos. O livro, baseado na tese doutoral de Appio, argumenta que o Judiciário deve ser um ator ativo na promoção de direitos e na proteção da democracia.
O coautor, Salvio Kotter, enfatiza que a intervenção judicial pode ser um contrapeso essencial para a justiça social, embora também possa ultrapassar limites e comprometer o equilíbrio entre os poderes. A obra critica a Lava Jato e a atuação de alguns membros do Judiciário, sugerindo que a busca por soluções salvacionistas pode prejudicar a política e a justiça.
Appio e Kotter alertam para a necessidade de um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a integridade das eleições. O livro, com 184 páginas, está disponível por R$ 49,70 na Amazon.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.