Política

Inteligência dos EUA descarta ligação direta entre governo da Venezuela e Tren de Aragua

Avaliação de inteligência dos EUA questiona controle do governo venezuelano sobre o Tren de Aragua, desafiando justificativas para deportações.

Secretaria de Pressa da Presidência/Reuters (Foto: Secretaria de Pressa da Presidência/Reuters)

Secretaria de Pressa da Presidência/Reuters (Foto: Secretaria de Pressa da Presidência/Reuters)

Ouvir a notícia

Inteligência dos EUA descarta ligação direta entre governo da Venezuela e Tren de Aragua - Inteligência dos EUA descarta ligação direta entre governo da Venezuela e Tren de Aragua

0:000:00

O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, utilizou a Lei dos Inimigos Estrangeiros para acelerar deportações, alegando que o grupo Tren de Aragua, da Venezuela, atuava sob a direção do regime de Nicolás Maduro. No entanto, uma avaliação de inteligência desclassificada, divulgada recentemente, sugere que essa relação é altamente improvável.

O documento, que foi disponibilizado ao público pela Freedom of the Press Foundation, indica que o governo venezuelano provavelmente não controla as operações do Tren de Aragua nos Estados Unidos. A análise destaca que o regime de Maduro considera o grupo uma ameaça e, em algumas ocasiões, tomou medidas contra ele. Além disso, a estrutura descentralizada do Tren de Aragua torna difícil qualquer coordenação sistemática com o governo venezuelano.

A avaliação foi um ponto de discórdia após Trump invocar a Lei dos Inimigos Estrangeiros, alegando que o Tren de Aragua estava realizando ações hostis contra os EUA. Um juiz federal do Texas, nomeado por Trump, decidiu que a invocação da lei foi ilegal, bloqueando a deportação rápida de membros do grupo.

Embora a análise reconheça que alguns oficiais do governo venezuelano podem cooperar com o Tren de Aragua para ganhos financeiros, a comunidade de inteligência dos EUA considera improvável uma colaboração estratégica entre o grupo e o regime. A avaliação também expressou ceticismo sobre alegações de apoio financeiro do governo a membros do Tren de Aragua, citando a falta de verificação das fontes dessas informações.

A situação levanta questões sobre a justificativa do governo Trump para as deportações e a real influência do regime de Maduro sobre o Tren de Aragua nos Estados Unidos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela