Política

Roberto Jefferson deixa hospital e cumpre pena em casa após decisão do STF

Roberto Jefferson, ex deputado, deixa hospital após quase dois anos e cumpre pena em casa por problemas de saúde graves.

O ex-deputado federal Roberto Jefferson durante protesto em Brasília pela liberação do porte de armas em 2020 (Foto: Pedro Ladeira-9.jul.2020/Folhapress)

O ex-deputado federal Roberto Jefferson durante protesto em Brasília pela liberação do porte de armas em 2020 (Foto: Pedro Ladeira-9.jul.2020/Folhapress)

Ouvir a notícia

Roberto Jefferson deixa hospital e cumpre pena em casa após decisão do STF - Roberto Jefferson deixa hospital e cumpre pena em casa após decisão do STF

0:000:00

O ex-deputado federal Roberto Jefferson deixou o hospital neste domingo, dia 11 de maio de 2025, após quase dois anos internado no Rio de Janeiro. Ele recebeu autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para cumprir pena em casa por questões de saúde.

A decisão foi tomada em caráter humanitário, conforme informou o advogado de Jefferson, João Pedro Coutinho Barreto. O ex-dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) deve residir em Comendador Levy Gasparian, no estado do Rio de Janeiro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia relatado ao STF que o Hospital Samaritano Botafogo enviou diversos laudos médicos que indicam um quadro clínico grave.

Os relatórios médicos apontam problemas como crises convulsivas, desnutrição, síndrome depressiva e infecções urinárias recorrentes. Jefferson também apresenta histórico de câncer em diferentes órgãos, diabetes e transtornos depressivos. Ele foi preso em agosto de 2021 por incitar atos contra o STF e, em janeiro de 2022, recebeu prisão domiciliar devido a sua saúde debilitada.

Em outubro de 2022, Jefferson voltou ao regime fechado após descumprir as regras da prisão domiciliar, resistindo à prisão com armamento. Ele foi condenado em dezembro de 2022 a nove anos de prisão por atentado ao exercício dos Poderes, homofobia, calúnia e incitação ao crime. Jefferson também teve sua candidatura à presidência em 2022 barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ser considerado inelegível.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela