24 de mai 2025
Carla Zambelli recorre de condenação a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ
Defesa de Carla Zambelli recorre da condenação de 10 anos por invasão ao CNJ e contesta indenização de R$ 2 milhões. Outro processo a caminho.
Deputada Carla Zambelli durante coletiva no salão verde da Câmara dos Deputados. (Foto: Lula Marques/EBC)
Ouvir a notícia:
Carla Zambelli recorre de condenação a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ
Ouvir a notícia
Carla Zambelli recorre de condenação a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ - Carla Zambelli recorre de condenação a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ
A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) protocolou um recurso nesta sexta-feira, 23, contra a condenação de 10 anos de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar foi punida pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para emitir um mandado falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
No recurso, os advogados de Zambelli alegam cerceamento de defesa, afirmando que não tiveram acesso a todas as provas durante a investigação. Além disso, contestam a indenização de R$ 2 milhões por danos coletivos, argumentando que a quantia não possui critérios objetivos que justifiquem seu valor.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Zambelli como a autora intelectual da invasão, que foi executada por Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão. Este não é o único processo que a deputada enfrenta no STF. Em 2023, ela se tornou ré por um incidente em que sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo durante a campanha eleitoral de 2022.
Atualmente, o STF possui um placar de 6 votos a 0 para condenar Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. Contudo, um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.