02 de mai 2025
Especialistas desvendam mitos e verdades sobre dicas de sono nas redes sociais
Dicas de sono populares nas redes sociais podem ser prejudiciais. Especialistas recomendam abordagens baseadas em evidências para melhorar o descanso.
Nas redes sociais existem muitas 'dicas' do que fazer para dormir mais rápido (Foto: Albert Tercero/The New York Times)
Ouvir a notícia:
Especialistas desvendam mitos e verdades sobre dicas de sono nas redes sociais
Ouvir a notícia
Especialistas desvendam mitos e verdades sobre dicas de sono nas redes sociais - Especialistas desvendam mitos e verdades sobre dicas de sono nas redes sociais
Sujay Kansagra, especialista em sono da Duke Health, alerta que muitas dicas de sono populares nas redes sociais não têm respaldo científico. Técnicas que prometem resultados rápidos, como ouvir sons suaves ou pressionar pontos de gatilho, geralmente não funcionam.
Especialistas discutem a eficácia de métodos como o uso de fita adesiva na boca para evitar o ronco. Embora respirar pelo nariz possa ajudar, não há evidências sólidas de que a fita adesiva melhore a qualidade do sono. O ronco pode ser um sinal de apneia obstrutiva do sono, e ignorar isso pode atrasar um diagnóstico importante.
Luz Azul e Suplementos
A luz azul, emitida por eletrônicos, pode enganar o cérebro, mantendo-o alerta. Andrew W. McHill, cientista do sono, recomenda limitar a exposição a essa luz de uma a três horas antes de dormir. Reduzir a intensidade das luzes e usar menos eletrônicos pode ajudar. No entanto, produtos como óculos de bloqueio de luz azul não têm comprovação de eficácia.
Sobre suplementos, como a melatonina, especialistas afirmam que podem ser úteis em situações específicas, mas não devem ser usados regularmente. Suplementos podem se tornar uma muleta para problemas de sono mais sérios, que necessitam de tratamento adequado.
Exercícios Mentais e Diário de Preocupações
Técnicas mentais, como contar carneirinhos ou exercícios de embaralhamento cognitivo, podem ajudar a distrair a mente antes de dormir. Esses métodos não foram rigorosamente estudados, mas podem ser eficazes para algumas pessoas.
Anotar preocupações em um diário antes de dormir também pode facilitar o sono. Reservar um tempo para processar pensamentos pode evitar que a mente fique acelerada na hora de dormir. Especialistas recomendam evitar fazer isso na cama para não criar associações negativas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.