Saúde

Cruz Vermelha alerta sobre risco de propagação do Ebola em laboratório no Congo

O CICV alertou sobre o risco de propagação do Ebola em Goma, RDC. Intensos combates ameaçam a segurança do laboratório de pesquisas biomédicas. Patrick Yusef destacou consequências graves se cepas bacteriológicas se espalharem. A RDC já enfrentou 15 epidemias de Ebola desde 1976, com alta taxa de fatalidade. O vírus é transmitido por animais e contato direto com fluidos de infectados.

Vírus do ebola (em vermelho) infectando uma célula (Foto: NIAID)

Vírus do ebola (em vermelho) infectando uma célula (Foto: NIAID)

Ouvir a notícia

Cruz Vermelha alerta sobre risco de propagação do Ebola em laboratório no Congo - Cruz Vermelha alerta sobre risco de propagação do Ebola em laboratório no Congo

0:000:00

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou sobre o risco de propagação de vírus, incluindo o Ebola, a partir de um laboratório em Goma, na República Democrática do Congo (RDC), em meio a intensos combates na região. O diretor regional do CICV, Patrick Yusef, expressou preocupação com a situação no laboratório do Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas, pedindo a proteção das amostras que podem ser afetadas pelos conflitos.

Yusef destacou que os combates podem resultar em "consequências inimagináveis" se as cepas bacteriológicas, incluindo o vírus do Ebola, forem liberadas. A RDC já enfrentou cerca de 15 epidemias de Ebola desde a descoberta da doença em 1976. A epidemia mais recente, em 2022, resultou em cinco casos fatais.

A Organização Mundial da Saúde informa que a taxa média de fatalidade do Ebola é de 50%, com variações entre 25% e 90% em surtos. O vírus é transmitido a humanos por animais selvagens, como morcegos e primatas, e entre pessoas por contato direto com fluidos corporais de infectados, incluindo sangue e secreções.

Além disso, o contato com superfícies contaminadas, como roupas de cama, também pode levar à infecção. A situação em Goma requer atenção urgente para evitar uma nova crise de saúde pública na região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela