Saúde

Primeira morte por sarampo nos Estados Unidos em uma década é de criança não vacinada no Texas

A primeira morte por sarampo nos EUA em uma década ocorreu no Texas, em criança não vacinada. O surto já causou 124 infecções, principalmente em crianças, com 18 hospitalizações. A baixa taxa de vacinação na região, especialmente entre menonitas, agrava a situação. O sarampo é altamente contagioso e pode levar a complicações graves, incluindo pneumonia. Especialistas alertam que a queda nas taxas de vacinação pode resultar em mais surtos de doenças evitáveis.

Criança não vacinada é a primeira vítima fatal de surto de sarampo nos Estados Unidos. (Foto: FreePik)

Criança não vacinada é a primeira vítima fatal de surto de sarampo nos Estados Unidos. (Foto: FreePik)

Ouvir a notícia

Primeira morte por sarampo nos Estados Unidos em uma década é de criança não vacinada no Texas - Primeira morte por sarampo nos Estados Unidos em uma década é de criança não vacinada no Texas

0:000:00

Um surto de sarampo no Texas resultou na primeira morte registrada nos Estados Unidos pela doença em uma década. A vítima, uma criança em idade escolar não vacinada, foi hospitalizada em Lubbock e faleceu na última semana. Desde o início do ano, foram confirmados 124 casos de sarampo na região, com a maioria das infecções ocorrendo em crianças. O Departamento de Saúde do Texas informou que apenas cinco dos infectados estavam vacinados.

O surto, que começou em uma comunidade menonita, levanta preocupações sobre a baixa taxa de vacinação na área, onde menos de 82% das crianças em idade escolar estão imunizadas. O secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., que tem um histórico de ceticismo em relação às vacinas, não fez comentários sobre a situação. Especialistas alertam que a doença é altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente entre populações não vacinadas.

Os sintomas do sarampo incluem febre, tosse e manchas vermelhas pelo corpo, e complicações graves podem ocorrer, como pneumonia e encefalite. A taxa de mortalidade do sarampo é de 1 a 3 mortes a cada mil casos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Em 2023, os Estados Unidos registraram 285 casos da doença, com surtos ocorrendo em vários estados.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, e a Organização Mundial da Saúde estima que a vacina contra o sarampo evitou mais de 60 milhões de mortes globalmente entre 2000 e 2023. Diante do aumento de casos e da resistência à vacinação, autoridades de saúde estão intensificando campanhas para incentivar a imunização, especialmente entre crianças e adultos não vacinados.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela