14 de abr 2025
Governo reestrutura programa de saúde para acelerar atendimentos e reduzir filas no SUS
Governo reestrutura programa de saúde para acelerar atendimentos no SUS, com foco em parcerias privadas e novo nome, visando reduzir filas.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dá posse ao novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, no Palácio do Planalto. (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Governo reestrutura programa de saúde para acelerar atendimentos e reduzir filas no SUS
Ouvir a notícia
Governo reestrutura programa de saúde para acelerar atendimentos e reduzir filas no SUS - Governo reestrutura programa de saúde para acelerar atendimentos e reduzir filas no SUS
O programa Mais Acesso à Especialistas, lançado em 2023, enfrenta dificuldades sob a nova gestão de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde. A iniciativa, que visa reduzir filas no Sistema Único de Saúde (SUS), não obteve os resultados esperados, levando à reestruturação do projeto. O governo planeja parcerias com a rede privada e um novo nome para aumentar a aceitação pública.
O programa foi criado para atender cinco áreas com alta demanda: oncologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia e otorrinolaringologia. Dados recentes mostram que a espera média para consultas no SUS atingiu 57 dias em 2024, o que intensificou a pressão sobre o governo. A mudança de estratégia inclui a contratação de equipes médicas e a ampliação de mutirões de consultas e cirurgias.
Uma proposta em análise sugere que o governo troque dívidas de operadoras de saúde por cirurgias em hospitais privados, facilitando o atendimento a usuários do SUS. Além disso, o Ministério da Saúde está solicitando que estados atualizem o status das filas de espera para iniciar os mutirões ainda no primeiro semestre de 2025.
A nova abordagem busca melhorar a percepção pública sobre o programa, que, segundo a avaliação do Palácio do Planalto, não trouxe os resultados políticos esperados. A reestruturação inclui uma repaginação do nome do programa, que deve ser mais acessível e compreensível para a população. A expectativa é que um novo lançamento ocorra em maio de 2025.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.