15 de abr 2025
Tempestade de areia atinge o Iraque e deixa mais de 3,7 mil pessoas com problemas respiratórios
Mais de 3,7 mil iraquianos buscaram atendimento médico após tempestade de areia que causou problemas respiratórios e suspendeu voos.
Céu alaranjado e ruas cobertas de poeira: vídeos mostram tempestade de areia que atingiu o Iraque (Foto: Reprodução/X)
Ouvir a notícia:
Tempestade de areia atinge o Iraque e deixa mais de 3,7 mil pessoas com problemas respiratórios
Ouvir a notícia
Tempestade de areia atinge o Iraque e deixa mais de 3,7 mil pessoas com problemas respiratórios - Tempestade de areia atinge o Iraque e deixa mais de 3,7 mil pessoas com problemas respiratórios
O Iraque enfrentou uma severa tempestade de areia nesta segunda-feira, afetando principalmente as regiões centrais e sul do país. Mais de 3,7 mil pessoas buscaram atendimento médico devido a problemas respiratórios, com 3.747 casos de asfixia registrados. A visibilidade foi drasticamente reduzida, levando à suspensão de voos em aeroportos locais.
Cidades como Najaf, Basra e Nasiriya foram cobertas por uma densa névoa alaranjada, obrigando a população a usar máscaras para proteção. O porta-voz do Ministério da Saúde, Saif al Badr, informou que nenhuma internação em unidade de terapia intensiva foi necessária, e a maioria dos pacientes recebeu alta após tratamento.
A província de Basra registrou o maior número de casos, com mais de mil atendimentos, seguida por Muthanna e Maysan. Os serviços de saúde garantiram a disponibilidade de medicamentos e oxigênio para os afetados. A tempestade é parte de um fenômeno que se intensificou nos últimos anos, relacionado às mudanças climáticas.
Embora tenha havido uma trégua em 2023 e 2024, as tempestades de areia devem aumentar nos próximos anos, segundo o Ministério do Meio Ambiente. As autoridades já fecharam escolas e repartições públicas em situações semelhantes no passado, e a previsão é de que o número de "dias de poeira" aumente significativamente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.