28 de abr 2025
Estudo revela que hábitos prejudiciais afetam saúde a partir dos 36 anos
Estudo finlandês revela que tabagismo, álcool e sedentarismo afetam saúde a partir dos 36 anos. Adotar hábitos saudáveis é crucial.
Hábitos como fumar, beber em excesso e a falta de exercícios devem ser combatidos o mais cedo possível para aumentar as chances de uma velhice feliz e saudável. (Foto: SimpleImages/GettyImages)
Ouvir a notícia:
Estudo revela que hábitos prejudiciais afetam saúde a partir dos 36 anos
Ouvir a notícia
Estudo revela que hábitos prejudiciais afetam saúde a partir dos 36 anos - Estudo revela que hábitos prejudiciais afetam saúde a partir dos 36 anos
Os efeitos negativos do tabagismo, do consumo excessivo de álcool e da falta de exercício físico podem ser percebidos a partir dos 36 anos, conforme revela uma nova pesquisa publicada na revista Annals of Medicine (Elevate). O estudo, realizado por pesquisadores da Finlândia, enfatiza a importância de adotar hábitos saudáveis desde cedo para promover um envelhecimento saudável.
Para a pesquisa, os cientistas acompanharam centenas de crianças nascidas em Jyväskylä, na Finlândia, em 1959, até o início dos 60 anos. A saúde mental e física dos participantes foi avaliada em diferentes idades: aos 27, 36, 42, 50 e 61 anos. Os pesquisadores analisaram sintomas de depressão, bem-estar psicológico e criaram uma pontuação de risco metabólico, considerando fatores como pressão arterial e níveis de colesterol.
Três comportamentos de risco foram analisados: tabagismo, consumo excessivo de álcool (definido como mais de 7.000 g por ano para mulheres e 10.000 g para homens) e sedentarismo (menos de uma vez por semana de atividade física). Os resultados mostraram que indivíduos com esses hábitos apresentaram pior saúde física e mental em comparação àqueles sem esses comportamentos.
Tiia Kekäläinen, autora principal do estudo, destacou que doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardíacas e câncer, são responsáveis por quase três quartos das mortes no mundo. Ela afirmou que, ao adotar um estilo de vida saudável, é possível reduzir o risco de desenvolver essas doenças e diminuir as chances de morte precoce.
Os pesquisadores ressaltam que nunca é tarde para mudar hábitos. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e evitar tabaco e álcool na meia-idade pode trazer benefícios significativos na velhice. Apesar das descobertas, o estudo é observacional e não prova a causalidade entre comportamentos de risco e problemas de saúde, além de reconhecer limitações na análise dos hábitos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.