07 de mai 2025
Meninas com alimentação saudável menstruam mais tarde, aponta estudo nos EUA
Meninas com dieta saudável menstruam mais tarde, reduzindo riscos de doenças na vida adulta, aponta estudo da revista Human Reproduction.
Melhor alimentação durante a infância é ligada à menstruação mais tarde. (Foto: FreePik)
Ouvir a notícia:
Meninas com alimentação saudável menstruam mais tarde, aponta estudo nos EUA
Ouvir a notícia
Meninas com alimentação saudável menstruam mais tarde, aponta estudo nos EUA - Meninas com alimentação saudável menstruam mais tarde, aponta estudo nos EUA
Meninas que mantêm uma alimentação saudável na infância tendem a menstruar em idades mais avançadas, conforme um estudo publicado na revista científica Human Reproduction. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira, revela uma associação entre dieta e menstruação, mesmo após considerar fatores como índice de massa corporal (IMC) e altura.
Os pesquisadores acompanharam uma coorte de 7.530 meninas nos Estados Unidos, com idades entre 9 e 14 anos, em dois períodos: de 1996 a 2001 e de 2004 a 2008. As participantes responderam a questionários sobre hábitos alimentares em intervalos de um a três anos. As meninas foram classificadas em grupos com base em uma escala que avaliava a qualidade da dieta, sendo que as que consumiam mais alimentos saudáveis, como vegetais e grãos integrais, apresentaram 8% menos chance de menstruar no mês seguinte em comparação com aquelas que tinham uma dieta menos saudável.
A professora Holly Harris, do Centro de Câncer Fred Hutchinson, que liderou o estudo, destacou que esses resultados são independentes do IMC e da altura. Ela enfatizou a importância de garantir acesso a opções alimentares saudáveis durante a infância e adolescência, já que a menstruação precoce está associada a riscos aumentados de doenças crônicas, como diabetes e câncer de mama.
Os pesquisadores sugerem que a dieta deve incluir frutas, vegetais, grãos integrais e peixes ricos em gordura, enquanto deve ser limitada a ingestão de carnes processadas e açúcar. Apesar dos achados, os cientistas reconhecem a necessidade de mais estudos para investigar a relação entre alimentação e menstruação em diferentes populações, já que a maioria das participantes do estudo era branca.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.