31 de jan 2025
Complexidade na previsão de demanda por energia: o impacto da IA e medicamentos como Ozempic
A DeepSeek afirma que sua IA pode reduzir o consumo energético, desafiando suposições do setor. A demanda por eletricidade nos EUA e Europa cresce, especialmente em data centers. Medicamentos para diabetes alteram hábitos alimentares, impactando a demanda agrícola. A China lidera a fabricação de veículos elétricos, com preços de baterias em queda. Finanças verdes avançam lentamente, apesar de um afastamento nas declarações públicas.
Subestação de energia em Ashburn, no estado da Virginia, ao lado de data center da Amazon (Foto: Bloomberg/Nathan Howard)
Ouvir a notícia:
Complexidade na previsão de demanda por energia: o impacto da IA e medicamentos como Ozempic
Ouvir a notícia
Complexidade na previsão de demanda por energia: o impacto da IA e medicamentos como Ozempic - Complexidade na previsão de demanda por energia: o impacto da IA e medicamentos como Ozempic
A DeepSeek recentemente afirmou que pode tornar a Inteligência Artificial (IA) menos dependente de energia, levantando questionamentos sobre as previsões de demanda futura no setor. O especialista em energia limpa Nat Bullard, cofundador da Halcyon, apresentou cerca de 200 gráficos que revelam fatores surpreendentes que impactam a descarbonização. Ele destacou que, apesar do aumento na capacidade de energia renovável, a queima de combustíveis fósseis e as emissões de CO2 continuam em alta.
Bullard observou que, embora a demanda global por eletricidade deva crescer, apenas uma pequena parte desse aumento será destinada à IA. Um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) indicou que os data centers terão um papel limitado nesse crescimento entre 2023 e 2030. No entanto, a interconexão de novos projetos de geração nos EUA enfrenta desafios, com um aumento de 30% na fila de espera entre 2022 e 2023, dificultando a operação de novas fontes de energia limpa.
A startup chinesa DeepSeek afirma que seus modelos de IA requerem menos horas de treinamento em comparação com as versões americanas, o que pode impactar a infraestrutura de data centers nos EUA. Bullard alertou que a construção de infraestrutura ocorre em ciclos, e a atual onda de construção pode ser afetada por essas inovações. Além disso, o uso de medicamentos para diabetes tem reduzido o consumo de alimentos, o que pode levar a uma diminuição na demanda por produtos agrícolas e, consequentemente, por petróleo.
O mercado de veículos elétricos também está mudando rapidamente, com a China produzindo quase 40% dos carros de passeio do mundo. A queda nos preços das baterias de íons de lítio, que agora custam US$ 115 por quilowatt-hora, facilitou essa transição. Contudo, a demanda global por baterias pode resultar em um excesso de oferta até o final da década, levantando questões sobre o futuro dos veículos elétricos usados e suas baterias. Por fim, as finanças verdes continuam a crescer, mas a retórica de Wall Street sobre sustentabilidade tem mudado, refletindo um afastamento do financiamento verde, conforme observado por Bullard.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.