10 de abr 2025
Crescimento da inteligência artificial pode dobrar consumo de energia em data centres até 2030
O consumo de eletricidade dos data centers deve mais que dobrar até 2030, atingindo 945 TWh, impulsionado pela demanda por inteligência artificial. A IEA alerta que 20% dos novos centros podem enfrentar atrasos na conexão à rede elétrica.
Upgrades nas redes elétricas podem não acompanhar as demandas de centros de dados que consomem muita energia. (Foto: Sean Gallup/Getty)
Ouvir a notícia:
Crescimento da inteligência artificial pode dobrar consumo de energia em data centres até 2030
Ouvir a notícia
Crescimento da inteligência artificial pode dobrar consumo de energia em data centres até 2030 - Crescimento da inteligência artificial pode dobrar consumo de energia em data centres até 2030
O consumo de eletricidade pelos data centers deve mais que dobrar até 2030, conforme um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA). A principal razão para esse aumento é a crescente demanda por inteligência artificial (IA). O estudo estima que, em 2030, os data centers utilizarão 945 terawatts-hora (TWh), o que equivale ao consumo anual atual do Japão. Em 2024, esse consumo foi de 415 TWh, representando cerca de 1,5% do total global.
Os Estados Unidos, a Europa e a China são responsáveis por 85% do consumo atual de energia dos data centers. A previsão é que as economias em desenvolvimento respondam por aproximadamente 5% do crescimento até 2030, enquanto as economias avançadas devem contribuir com mais de 20%. O relatório, no entanto, não detalha suficientemente o impacto específico da IA, segundo Alex de Vries, pesquisador da Universidade VU de Amsterdã.
A IEA também avaliou a proporção de servidores dedicados à IA, que corresponde a 24% da demanda elétrica dos servidores e 15% do total de energia consumida pelos data centers em 2024. De Vries considera essa estimativa uma subavaliação. Ele alerta que, independentemente dos números exatos, a energia consumida por esses centros é significativa e deve ser monitorada.
Para atender à demanda projetada, países estão investindo na construção de usinas e na modernização das redes elétricas. Contudo, a IEA estima que 20% dos centros planejados podem enfrentar atrasos na conexão à rede elétrica, o que pode impactar a capacidade de atender à crescente demanda por energia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.