10 de abr 2025
Europa busca fortalecer setor de tecnologia diante de desafios impostos por Trump
A Europa pode transformar a crise comercial em uma oportunidade para fortalecer seu setor de tecnologia, com investimentos em IA e nuvem.
Incubadora de startups em Paris: bloco europeu pode ganhar competitividade (Foto: Cyril Marcilhacy/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Europa busca fortalecer setor de tecnologia diante de desafios impostos por Trump
Ouvir a notícia
Europa busca fortalecer setor de tecnologia diante de desafios impostos por Trump - Europa busca fortalecer setor de tecnologia diante de desafios impostos por Trump
A Europa enfrenta um momento decisivo em seu setor de tecnologia, dominado por gigantes americanos como Amazon, Microsoft e Google, que controlam mais de 75% do mercado de nuvem. Com a possibilidade de tarifas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, empresas europeias, como a Scaleway, estão observando um aumento na demanda por seus serviços. A Comissão Europeia também anunciou um investimento significativo de 200 bilhões de euros em inteligência artificial (IA) e supercomputação, visando fortalecer a infraestrutura tecnológica da região.
O CEO da Scaleway, Damien Lucas, destacou que a dependência de serviços americanos dificulta a inovação entre os fabricantes de software europeus, pois parte do valor gerado acaba indo para o Vale do Silício. Ele mencionou que o nervosismo em relação a possíveis ações de Trump, como o fechamento da Amazon Web Services (AWS), resultou em um aumento de mais de 50% nas consultas de novos clientes. Para atender a essa demanda, a Scaleway está acelerando sua expansão geográfica e o desenvolvimento de ferramentas de nuvem e IA.
A Illiad, controladora da Scaleway, anunciou um investimento de R$ 3 bilhões em infraestrutura de nuvem e IA, o que deve impulsionar ainda mais a empresa. Além disso, a Comissão Europeia está agindo rapidamente para implementar seu Plano de Ação do Continente de IA, que visa apoiar startups e simplificar regulamentações que atualmente dificultam a competitividade do setor tecnológico europeu.
O novo plano da Comissão Europeia busca eliminar barreiras regulatórias que têm prejudicado o crescimento de startups e a inovação. A Lei de IA da União Europeia, embora tenha sido um passo importante, ainda carece de especificidades que o novo plano pretende abordar. Com apenas 13% das empresas europeias adotando ferramentas de IA em 2024, a crise comercial pode ser o impulso necessário para que a Europa se torne uma potência tecnológica independente, aproveitando seu capital intelectual e potencial de inovação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.